Lago de Itaipu completa 29 anos

Lago de Itaipu completa 29 anos

10h41 - 13/10/2011


Diferentes etapas do enchimento do reservatório: bastaram 14 dias.

                                

No dia 13 de outubro de 1982, entre 5h45 e 5h53, o fechamento das 12 comportas do canal de desvio do Rio Paraná iniciou a formação do Lago de Itaipu. A previsão era de que a operação levasse 90 dias, mas as chuvas fortes que provocaram a maior enchente ocorrida na região em 40 anos fizeram com que as correntezas do Rio Paraná levassem apenas 14 dias para encher o reservatório.

                 A operação Mymba Kuera resgatou 36.450 animais que viviam na área inundada pelo lago.

                       
A rapidez da água intensificou as atividades da operação Mymba Kuera (que em tupi-guarani quer dizer “pega-bicho”), que consistia em retirar os animais dos locais de alagamento. A operação salvou a vida de 36.450 animais que viviam na área a ser inundada pelo lago.

 

A rapidez para encher o reservatório surpreeendeu: O lago deveria ficar pronto em 90 dias, mas foi formado em apenas 14.

                  
A formação do reservatório interferiu na vida de milhares de pessoas que habitam nas margens do Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Guaíra. Os moradores de Foz viram o rio esvaziar a jusante da barragem, enquanto Guaíra lamentou o alagamento das Sete Quedas. Ao longo da faixa de 170 quilômetros submersos entre Foz do Iguaçu e Guaíra, 8.519 propriedades urbanas e rurais foram alagadas na margem brasileira e, os donos, indenizados.

                     
Hoje, o lago possui uma área de 1.350 km², sendo 770 km no lado brasileiro e 580 do lado paraguaio. Integra ainda 66 pequenas ilhas, das quais 44 estão no lado brasileiro e 22 na margem paraguaia. Nos munícipios lindeiros ao lago, instalaram-se diversas praias artificiais que ajudam a compor os atrativos da região Oeste do Paraná.

          


A beleza do Lago de Itaipu: 29 anos completados nesta quinta-feira (13).

                              
Para estimular o desenvolvimento do turismo sustentável, os 16 municípios banhados pelo lago de Itaipu fundaram, em parceria com a binacional, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Versão para impressão