"Valorização da vida" é tema da 4ª edição do Concurso de Redação e Fotografia do PIIT

"Valorização da vida" é tema da 4ª edição do Concurso de Redação e Fotografia do PIIT

09h27 - 08/10/2019

Os jovens integrantes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) participaram, nessa segunda-feira (7), de palestras sobre a “Valorização da Vida”. O tema vai nortear o 4º Concurso de Redação e Fotografia do PIIT, que abre inscrições nesta terça-feira (8).

Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrição, indicando qual categoria vai concorrer (disponível neste link). No caso da fotografia, há ainda uma autorização do uso de imagem (clique aqui). As inscrições se encerram em 24 de outubro.


Cristiane Penha Pimenta (OP.DT), voluntária do CVV, falou da importância dos valores para a vida. Fotos: Rubens Fraulini

O lançamento do concurso foi marcado por uma palestra da colega Cristiane Penha Pimenta (OP.DT) para duas turmas, uma de manhã e outra a tarde, nessa segunda-feira. Voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Cristiane propôs uma reflexão sobre os valores que cada um de nós temos em nossas vidas, como família, amigos. “A gente usa como metáfora uma planta florescendo em meio às rochas. Assim com ela, nós também temos a possibilidade de nos desenvolver nos mais áridos terrenos”, disse.

As palestras tiveram bastante participação dos jovens, que foram estimulados a dar suas experiências de vida e a refletir sobre os obstáculos que cada um deve superar. “Foi uma conversa bastante participativa. Tem que ser assim, senão não prendemos a atenção dos adolescentes”, brincou Cristiane.


Vinícius Ortiz, coordenador do PIIT, explicou mais sobre as etapas do concurso, que chega à quarta edição neste ano.

Além da fala da colega, foram apresentadas as regras do concurso de redação e de fotografia e os jovens do PIIT foram estimulados a participar. Os próximos compromissos estão marcados para os dias 21 e 22 deste mês, com uma oficina de redação promovida pela professora Tânia Vargas. Nos dias 30 e 31, serão ministradas oficinas de fotografia somente para os PIITs que se inscreveram nesta modalidade do concurso.

O concurso de redação será em 18 de novembro, prazo final para entrega das fotografias. No mesmo dia, os adolescentes inscritos para a redação farão o texto na própria Itaipu, entre 14h e 17h. Para a categoria fotografia, o concorrente deve enviar o trabalho digitalizado - de 1º a 18 de novembro - para a coordenação do Programa, pelo e-mail rhdaad@itaipu.gov.br, colocando no campo assunto: “Concursos PIIT – Fotografia”.

O resultado será conhecido no dia 13 de dezembro, quando haverá uma cerimônia simbólica – a entrega dos prêmios acontecerá em abril de 2020.

Regras


Diálogo com adolescentes é fundamental, não apenas na conversa sobre o tema do concurso, mas no dia a dia. E colegas têm participação nisso!

O texto da redação deve ter entre 20 e 30 linhas, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão, nos moldes do Enem. O tempo para a confecção da redação será de três horas. O participante, mesmo tendo concluído a redação, deverá permanecer no local por no mínimo uma hora.

A fotografia deve ter no mínimo 6 megapixels (2000x3000 pixels). O arquivo deve ter um mínimo de 300 KB e um máximo de 6 MB. A foto não pode portar marcas, nomes, pseudônimos ou qualquer identificação que possa associar sua autoria. É permitida a edição e das imagens e fusão de imagens.

Para conferir todas as regras, acesse o edital neste link.

Versão para impressão