Técnicos e catadores do Oeste participam de oficinas de gestão de resíduos sólidos

Técnicos e catadores do Oeste participam de oficinas de gestão de resíduos sólidos

14h10 - 19/07/2019

Oficinas realizadas desde maio reuniram mais de 300 técnicos no primeiro semestre de 2019. Fotos: Leilane Soares.

Mais de 300 técnicos e catadores da região Oeste participaram das oficinas de gestão de resíduos no primeiro semestre de 2019, promovidas pelo Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu. A capacitação é feita por meio de convênio entre a binacional e a Associação dos Catadores de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti).

O programa, para capacitar técnicos e catadores de materiais dos 55 municípios da área de influência da usina, teve início em maio deste ano. A próxima ação, direcionada a 33 técnicos de Cascavel e Lindoeste, será na quinta-feira (25), das 8h30 às 16h, na sala de treinamento da Acaresti (Rua David Anacleto, 694, Santa Terezinha de Itaipu).

Atividades da oficina incluem práticas de confecção de bolsas e técnicas de reciclagem.

Ao se deslocarem de outros municípios, os técnicos participam de um dia de atividades na Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR). O cronograma inclui oficinas direcionadas à confecção de bolsas feitas com banners de vinil descartados na reciclagem, oficinas de reciclagem de eletrônicos e de triagem de materiais.

Após serem recebidos com um café de manhã, os participantes assistem a uma breve apresentação teórica sobre o projeto na sala de treinamento. O espaço foi construído na unidade justamente para as capacitações, explicou a gestora do programa, Leilane Soares (MAPA.CD). No final da oficina, os participantes recebem um kit de uniformes composto por camiseta, calça e avental, além de uma amostra de sabão ecológico feito na própria unidade por meio da utilização de óleo de cozinha descartado no município.

Sobre o convênio

Entre as melhorias viabilizadas pelo convênio, foi criada a sala de treinamento na sede da Acaresti.

Desde dezembro de 2017, a Associação de Catadores de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti) possui um convênio com a Itaipu. A parceria viabilizou a aquisição de mobiliário para o Centro de Visitantes da associação, além da organização dos espaços de treinamento com mesas, cadeiras, computador e multimídia. 

O convênio também permitiu a implantação de um sistema de energia solar e reúso da água, bem como a adequação da oficina de sabão e a implantação de um container por meio da oficina de eletrônicos, tornando a unidade ainda mais sustentável.

A Acaresti processa mensalmente 120 mil kg de recicláveis, e é contratada pela Prefeitura de Santa Terezinha para a prestação de serviços de triagem de materiais. Em 2018, a associação recebeu a visita de 1.170 pessoas em sua área técnica.

Versão para impressão