Silva e Luna ministra palestra à turma da Escola Superior de Guerra

Silva e Luna ministra palestra à turma da Escola Superior de Guerra

14h35 - 08/10/2019

Grupo posou para foto oficial no Mirante do Vertedouro. Fotos: Sara Cheida. 

Uma turma de 83 estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (Caepe), da Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa, esteve na Itaipu nesta terça-feira (8), para conhecer melhor a empresa, considerada área de segurança nacional. Antes de partir para uma visita técnica, o grupo assistiu a uma palestra do diretor-geral brasileiro da usina, general Joaquim Silva e Luna. O evento aconteceu no Auditório Integração. 

Palestra foi realizada no Auditório Integração, no Centro de Treinamento. 

Após uma breve abertura, realizada pelo chefe da Assessoria de Informações, coronel Francisco Ronald Fernandes, o diretor dirigiu-se à plateia, composta não só por militares, mas também por civis integrantes de diversos órgãos e empresas públicas e por representantes de nações amigas – Argentina, Paquistão, Peru e Uruguai. 

O tema da apresentação foi “A importância estratégica e a influência da Itaipu Binacional na matriz elétrica brasileira”. Foram abordados assuntos como a integração entre os países, a necessidade de trabalhar de forma colaborativa, a importância de ter bem definidas a missão da empresa e de incentivar a “alma” dos colaboradores – comprometimento, vínculo, senso de pertencimento.

Ao final da palestra, o diretor respondeu a questões dos estagiários. 

Silva e Luna falou, ainda, sobre como se deu, na empresa, a implantação de uma gestão mais austera e eficiente, sem deixar de investir em obras estruturantes, e esclareceu pontos relacionados à questão da contratação de energia. “Nesses momentos, a comunicação estratégica é de importância crucial”, enfatizou. 

Por fim, o diretor reforçou a importância de manter o equilíbrio sensível entre diplomacia e tolerância. “O que fazemos, aqui, é um permanente exercício de diplomacia, para defender interesses do Brasil e do Paraguai, preservando a harmonia e a binacionalidade”, resumiu. 

Brigadeiro engenheiro Ronaldo Yuan elogiou a apresentação. 

O brigadeiro engenheiro Ronaldo Yuan, diretor do Caepe, considerou a palestra bastante elucidativa e de vital importância para os alunos do curso. “Muitos não conheciam a Itaipu, e é fundamental que todos nós conheçamos nosso País”, comentou. “O objetivo é preparar assessores de alto nível, e o que tivemos aqui foi uma demonstração de um trabalho relevante e bem executado.”

Ao final da apresentação, o diretor foi presenteado com uma placa, após os agradecimentos formais do coronel engenheiro Abílio Neves Garcia, que representou a turma. Em seguida, o grupo partiu para a visita, acompanhado pelos profissionais da Divisão de Relações Públicas da Itaipu (CSRP.GB). 

Versão para impressão