Roteiro Cultural: curta seu final de semana sem sair do sofá

Roteiro Cultural: curta seu final de semana sem sair do sofá

16h32 - 14/03/2019

Quem votou na enquete que está rolando no JIE pôde perceber que a maior parte dos nossos colegas curte passar o final de semana no conforto de casa, acompanhado de bons livros, filmes, séries e músicas. Então, se você também faz parte da tribo caseira, aqui vai uma série de dicas para deixar seu final de semana ainda melhor. E, se tiver alguma dica cultural, basta enviar para nós no “Fale com a Imprensa” para compor os próximos roteiros.

(Ah! Caso você ainda não tenha participado de nossa enquete, corre lá na página principal do JIE, no canto inferior direito, e escolha a opção que se encaixe melhor em seus programas de final de semana). 

Netflix 

Com certeza você já deve ter ficado por horas em frente ao catálogo da Netflix, rodando pelas sugestões, lendo sinopses e tentando definir o que vai ser assistido. Economize seu tempo nessa procura e gaste-o maratonando uma das séries de humor mais premiadas dos últimos anos: Atlanta.

As duas temporadas já estão disponíveis na plataforma e trazem, por meio do humor e do drama, críticas ao racismo, preconceito e violência contra a população negra dos Estados Unidos, com o universo do rap como pano de fundo para as críticas sociais. 

Donald Glover, além de criar a atuar na série, também é produtor, roteirista e diretor. O artista foi premiado com o Grammy pela música "This is America". 

A Netflix, no último dia 13, lançou sua mais nova produção. Fato que sempre chama a atenção de quem está no radar de novidades. O filme, Operação Fronteira, traz no elenco nomes como Ben Affleck, Oscar Isaac e Pedro Pascal, além de ter na produção a diretora vencedora do Oscar, Kathryn Bigelow

A produção consolida ainda mais a Netflix no cenário do cinema mundial.

Na trama, cinco ex-soldados das Forças Especiais dos Estados Unidos se reúnem para roubar a fortuna de um chefão do narcotráfico da América do Sul, mas antes da grande missão, eles precisam lidar com uma série de dúvidas e conflitos entre o grupo. 

Apesar de o título original ser Triple Frontier, a história não se passa na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Quando as ideias para o filme começaram a surgir, ainda em 2010, tudo indicava que a fronteira retratada seria a nossa. Entretanto, por uma série de razões políticas e manifestações para que a imagem da região não fosse associada ao crime, o diretor preferiu não situar o filme em uma localidade específica, mesmo tendo cenas que remetem a Cordilheira dos Andes e Floresta Amazônica, lembrando a fronteira com o Peru. Vale a pena conferir!  

Para os fãs da Marvel que aumentaram ainda mais as expectativas para Vingadores: Ultimato com o lançamento do último trailer, o serviço de streaming disponibiliza 11 filmes dos “Heróis Mais Poderosos do Universo”, incluindo os dois primeiros da saga Vingadores. Uma ótima maneira de controlar a ansiedade até o lançamento do episódio final, no dia 25 de abril. 

Chegou a hora de maratonar todos os filmes anteriores antes da emoção final.

Já os cinéfilos que sentem vontade de revisitar obras aclamadas da sétima arte têm a disposição os dramas de Sociedade dos Poetas Mortos; A Lista de Schindler; Forrest Gump. Além dos clássicos Mad Max; Mary Poppins e todos, isso mesmo, todos os seis primeiros filmes da franquia Star Wars!

A ópera espacial mais famosa do cinema está a um clique de distância. 

Para quem quiser assistir um programa leve com toda a família, a dica é Irmão do Jorel. O desenho animado, totalmente brasileiro – e muito fofo – traz as aventuras do filho caçula de uma família excêntrica dos anos 80 que mistura a realidade com a fantasia para viver em um mundo muito mais legal do que o dos adultos. Vale a pena conferir as duas temporadas disponíveis.  

"Irmão do Jorel, que é Irmão do Jorel". O desenho super fofo tem a cara do Brasil. 

Youtube

Para quem curte acompanhar entrevistas interessantes e com temas variados sobre representatividade, o canal TripTV é o local certo. Se você é daqueles que adoram se aprofundar em obras de entretenimento para tirar reflexões para a vida, o canal Quadro em Branco pode te interessar bastante. 

O canal é um dos produtos transmídias da tradicional Revista Trip, presente no país desde os anos 80. 

Mas se você vai usar seu final de semana para pôr a mão na massa e realizar pequenas reformas em casa, o Youtube traz uma infinidade de tutoriais para facilitar sua missão. Umas das dicas é o canal Paloma Cipriano, em que ela ensina a fazer diversos trabalhos em casa, de assentar azulejos a rebocar paredes. Interessante demais! 

Shows e eventos

Mas nem só de maratonas de filmes e séries vivem os colaboradores da Itaipu Binacional. A programação de eventos na cidade também está repleta de atrações. 

SEXTA (15)

Sexta Retrô

No Zeppelin Old Bar, a sexta-feira vai ser de muito Pop, Rock e Hard Rock com o som da banda Scope, trazendo clássicos dos anos 70, 80e 90. 

Rap no Arcade

Na sexta, os fãs de rap tem um encontro marcado no Arcade Bar. A discotecagem, com João Ritchie, começa às 22h, com entrada gratuita. 

Saint Patrick´s Days no Rock Falls

A sexta-feira no Rock Falls vai marcar o inicio dos três dias de comemoração da tradicional festa da cultura irlandesa. A programação do Saint Patrick´s Days, de 15 a 17 de março, vai celebrar a gastronomia, música e bebidas típicas da festa do folclore irlandês.   

Trio A Liga

Além do Rock in Rio, o trio também já abriu o show da cantora Miley Cyrus. 

O trio de DJs de Florianópolis, A Liga, vai marcar a sexta de música eletrônica no Looby Smoke Dance. O grupo, que já se apresentou em eventos como o Rock in Rio, traz a Foz do Iguaçu um repertório com muita energia e uma dose de mistério – marca registrada do grupo que toca com máscaras no rosto. 

Show com Leo Fressato

A Casa recebe o cantor Leo Fressato, um dos compositores da música “Oração”, que possui mais de 30 milhões de visualizações no Youtube. O músico vem apresentar seu novo disco intitulado “Vento Sonoro”, com músicas que falam sobre amor e política. A abertura será às 21h. 
    
SÁBADO (16)

Rock 90´

Os fãs que cresceram ouvindo o melhor do rock nos anos 90 vão ter um sábado nostálgico para aproveitar. O Guns N´ Beer Pub recebe a banda Outro Lado de Palotina com o especial Red Hot Chili Peppers/Foo Fighters. 

O Guns abre as portas a partir das 23h e a entrada é gratuita. 

O Zeppelin Old Bar recebe o Raimundos Cover, tributo da Banda Veia Jurema ao grupo que conquistou o Brasil no final do século passado. 

Tributo a Bob Marley

Ainda na onda de resgatar a lembrança de grandes músicos, a banda Conexão Fronteira traz a Casa Urbana, um tributo ao reggae, com um cover de Bob Marley. O show começa às 22h

DOMINGO (17)

Cinemas

E se domingo for o dia para pegar um cinema? A programação disponível no Cine Cataratas pode ser conferida aqui. Para ver as opções do Cinemark, clique aqui.

Versão para impressão