RBV, 35 anos: filhotes de onça-pintada serão apresentados nesta quinta-feira (27)

RBV, 35 anos: filhotes de onça-pintada serão apresentados nesta quinta-feira (27)

11h09 - 25/06/2019

No dia em que o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) completará 35 anos, nesta quinta-feira (27), a equipe da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu apresentará à imprensa os dois novos filhotes de onça-pintada nascidos no local, há 24 dias.

Na noite do dia 1º de junho, a onça-pintada melânica (onça-preta) Nena deu à luz um filhote de onça-pintada melânico; e horas depois, no dia 2 de junho, nasceu outro filhote, mesclado como o pai, Valente. Este foi o segundo caso bem-sucedido de reprodução em cativeiro de onças-pintadas do Refúgio. O primeiro foi o nascimento da onça-preta Cacau, em 28 de dezembro de 2016.


A primogênita do RBV, a oncinha Cacau, em fevereiro de 2017. Foto: A. Marchetti

Em cerimônia para celebrar o aniversário do RBV, os filhotes serão apresentados com exclusividade à imprensa, com a presença do diretor-geral da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna; do diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell; e de profissionais da equipe do Refúgio Biológico Bela Vista.

Na ocasião, será feita a sexagem (processo visual para saber se são macho ou fêmea) e avaliação geral, para verificar a saúde dos filhotes. Os procedimentos serão feitos de forma a causar o mínimo de estresse às onças, por isso não será aberto ao público interno.


Os dois recém-nascidos são filhos de Valente e Nena. Foto: Rubens Fraulini

Versão para impressão