Presidente do conselho da CTG Corporation visita Itaipu

Presidente do conselho da CTG Corporation visita Itaipu

14h07 - 14/11/2019

Diretor-geral brasileiro e o chairman da CTG. Fotos: Sara Cheida.

Em visita ao Brasil para participar da 11ª reunião de cúpula dos BRICS – grupo que reúne cinco das principais economias emergentes do mundo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) –, o presidente do conselho da China Three Gorges (CTG) Corporation visitou a Itaipu na manhã desta quinta-feira (14). Lei Mingshan e sua comitiva foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna e, posteriormente, pelo diretor técnico executivo, Celso Torino. 

Comitiva foi recebida na Sala de Decisões Estratégicas, no Centro Executivo.

O grupo, composto de 18 pessoas, incluía representantes da China Three Gorges Corporation, China Three Gorges Publishing & Media Co., China Three Gorges International Corporation e China Three Gorges Brasil Energia Ltda. Diretores, chefes de divisão e engenheiros responsáveis pelas obras da corporação no setor de energia acompanharam a visita. 

Diretor reforçou o momento favorável de relações entre Brasil e China. 

“O momento das relações entre Brasil e China nunca foi tão favorável, e a presença de vocês aqui mostra o quanto é valorizada essa relação entre nossas usinas”, disse o general Silva e Luna ao recepcionar a comitiva. Ele lembrou os termos do Protocolo de Intenções assinado em 2017, reforçando que não é preciso se limitar a eles. “Havendo outros interesses, podemos avançar e complementar este documento, para continuarmos aprendendo e nos desenvolvendo juntos”, disse o diretor. 

Lei Mingshan plantou uma muda de pitangueira no Jardim dos Visitantes. 

Mingshan nunca tinha estado na Itaipu e se mostrou bastante interessado em conhecer a usina, que considera “um exemplo para o setor elétrico do mundo todo”. Segundo ele, a visita pode ser uma “base para uma cooperação ainda maior no futuro, para que possamos aprimorar cada vez mais a segurança e a eficiência das usinas, principalmente por meio de novas tecnologias”. 

Plantio

Depois da recepção na Sala de Decisões Estratégicas, no Centro Executivo de Itaipu, o grupo foi para o Centro de Recepção de Visitantes, onde foi recebido pelo diretor técnico executivo. Lá, o chairman plantou uma muda de pitanga e caminhou pelo Jardim dos Visitantes para ver as árvores plantadas por outras autoridades chinesas. Em seguida, o grupo partiu para uma visita técnica guiada pela equipe da Divisão de Relações Públicas. 

O diretor técnico executivo, Celso Torino, acompanhou o plantio. 

Celso Torino, que acompanhou o plantio e parte da visita técnica, falou com o chairman sobre as condições de produção da usina neste ano de seca, e sobre a preparação para a atualização tecnológica. O diretor, que esteve em Três Gargantas em 2007, foi convidado a voltar à China, para visitar novamente a usina chinesa e outros empreendimentos construídos pelo grupo CTG. 

CTG

A China Three Gorges Corporation é um grupo de energia limpa focado no desenvolvimento e operação de hidrelétricas de grande porte. A CTG também atua em negócios de energia renovável, incluindo energia eólica e solar.

Presente em mais de 40 países, a empresa é hoje a maior produtora de energia hidrelétrica do mundo, com capacidade total instalada (incluindo éolica e solar) de aproximadamente 124 GW, tanto em operação como em construção.

A holding CTG controla várias usinas no país asiático, entre elas, Três Gargantas, que tem a maior capacidade instalada do planeta, com 22.400 MW. Itaipu, com 14.000 MW, é a recordista mundial de produção de energia anual (conquistado em 2016) e acumulada (2,6 bilhões de MWh).

Versão para impressão