Pesquisa do clima 2019: a Itaipu conta com a sua participação

Pesquisa do clima 2019: a Itaipu conta com a sua participação

08h36 - 15/04/2019

Empresa já está inscrita para a pesquisa deste ano. Imagem: divulgação.

Itaipu já está inscrita na edição de 2019 da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar”, da Você S/A e FIA-USP. A estreia, em 2018, colocou a empresa no top 190 das participantes, resultado considerado ótimo para uma “novata”. Agora, a nova diretoria precisa de um retrato fiel da empresa para estabelecer estratégias de gestão de pessoas. Vamos participar? 

A nossa participação neste ano nos permitirá iniciar a construção de um histórico de pontuações, avaliando a nossa evolução geral e em cada um dos itens da pesquisa. Em breve, todos receberão informações sobre como participar. Fique atento e lembre-se que toda opinião conta. 

Itaipu tem uma grande diversidade de cargos e funções. É importante que todos estejam representados na pesquisa. Foto: Alexandre Marchetti. 

Os dados obtidos na pesquisa 2018 permitiram verificar a percepção de todos os empregados e empregadas de Itaipu quanto a diversos aspectos. De posse desses resultados, o Comitê Permanente de Gestão do Clima Organizacional definiu uma estratégia de atuação, para elaboração do plano de melhorias do clima corporativo.

Esse plano teve a participação de colegas de várias áreas da empresa. Para elaborá-lo, foi formado um Grupo de Trabalho, composto por até três membros de cada diretoria, que discutiu as possíveis causas das pontuações baixas e propôs ações de melhoria. A atividade foi coordenada pelas equipes do Planejamento Empresarial e de Recursos Humanos. 

Resultados da pesquisa servirão como comparativo anual. Foto: Alexandre Marchetti.

Os debates gerarão um relatório de recomendações que será apresentado pelo Comitê à Diretoria. Em seguida, farão uma análise para que se definam quais ações serão implementadas e seus respectivos responsáveis. 

Se você quiser saber mais sobre a pesquisa “As melhores empresas para trabalhar” e sobre a ganhadora de 2018, a São Martinho, clique aqui. Você pode acessar os resultados da Itaipu pelo Portal RH, ou clicando aqui

Pesquisa

Os participantes da pesquisa avaliam a empresa em diversos aspectos de gestão de pessoas. São eles: participação e autonomia; carreira; gestão do conhecimento e educação corporativa; comunicação interna; perfil da liderança; processos e organização; saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho; gestão estratégica e objetivos; sustentabilidade e diversidade; relações interpessoais; imagem institucional; e reconhecimento e recompensa. 

Em breve, todos receberão as informações de como participar. Foto: Rubens Fraulini.

No formato utilizado na pesquisa, cada um destes itens possui assertivas (frases) diretamente relacionadas a eles, e os participantes votam usando uma escala que vai de “discordo totalmente” a "concordo “totalmente".

A pesquisa será terceirizada e espontânea, sem qualquer intermediação ou interferência da Itaipu. Os resultados serão aferidos pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP). O estudo, considerado um dos mais confiáveis do País, é feito há mais de 20 anos, com a participação de centenas de empresas brasileiras.

Versão para impressão