Passeio seguro: saiba quais são os direitos e deveres dos ciclistas no trânsito

Passeio seguro: saiba quais são os direitos e deveres dos ciclistas no trânsito

10h08 - 20/09/2019

Na Itaipu, prática do esporte é incentivada por meio dos Circuitos Ciclísticos, sempre no último domingo do mês. Fotos: Adenésio Zanella.

Apesar de parecer inocente, um passeio de bicicleta ainda exige certos cuidados, como o uso seguro do meio de transporte e atenção às normas de circulação pelas vias da cidade. Em 2018, quase 12 mil brasileiros foram internados devido ao envolvimento em acidentes com bicicleta, que acarretaram em um custo de mais de R$ 14 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dados preocupantes foram divulgados pela Campanha Bicicleta Segura, realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) em agosto deste ano. No entanto, em virtude da Semana Nacional do Trânsito, vale relembrar alguns dos cuidados a serem tomados ao circular com sua bicicleta pelas ruas.

Uso da bicicleta é reconhecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A prática do ciclismo é comum em grandes cidades devido ao baixo custo, rapidez e praticidade do esporte. O uso da bicicleta também traz grandes benefícios não só à saúde do ciclista, mas ao próprio meio ambiente. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é reconhecida como veículo de propulsão humana, e dá ao ciclista o direito de trafegar pelas ruas e estradas das cidades do país. 

No entanto, esse direito também acarreta em certos deveres por parte de quem o exerce, assim como compete a todos aqueles que trafegam pelo trânsito. Entre essas diretrizes, destacam-se orientações polêmicas sobre como e onde o ciclista pode trafegar. 

Apesar do caráter inocente, passeios de bicicleta exigem cuidados por parte dos ciclistas.

Ao circular nas vias, por exemplo, o ciclista deve situar-se próximo ao bordo da pista, na mão da direção, indicando com antecedência suas atitudes para os demais veículos ao redor. Em se tratando de deslocamentos, quando na contramão, só poderão ser feitos em ciclofaixas. Ao circular por calçadas ou junto a pedestres, no entanto, o ciclista deverá desmontar da bicicleta.

Na Itaipu, a prática do esporte é incentivada por meio dos Circuitos Ciclísticos, que ocorrem sempre no último domingo de cada mês, nas dependências da usina. A modalidade também é destaque da programação da Semana da Segurança (Seseg), promovendo competições amistosas entre os(as) colaboradores(as).

Passeio Solidário

Parte dos percursos de 14 e 30 quilômetros são realizados nas dependências da usina.

Apesar dos cuidados e deveres a serem seguidos, a prática do ciclismo é mais do que beneficial à saúde, como convidativa. Neste domingo (22), os adeptos ao esporte têm a oportunidade de participar do 7º Passeio Ciclístico Solidário, organizado pelo Rotary Club de Foz do Iguaçu. A concentração do passeio será às 7h, com largada prevista para as 8h.

Serão dois percursos: um de 14 quilômetros – do Gramadão ao Mirante Central de Itaipu e retorno ao Gramadão, aberto para todas as idades – e outro percurso de 30 quilômetros – do Gramadão até o Mirante Central, retornando ao Gramadão, aberto apenas para ciclistas maiores de 12 anos, mediante inscrição prévia neste link. Confira a matéria completa do JIE clicando aqui.

Campanha

Artes da campanha visam conscientizar todos os públicos sobre a segurança no trânsito. Foto: Divulgação/Denatran.

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. O evento, previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é organizado pelo Ministério da Infraestrutura e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Sob o mote “no trânsito, dê sentido à vida”, as artes confeccionadas pelos órgãos são distribuídas para todo o país, a fim de promover uma reflexão à sociedade para uma mudança de postura. Na Itaipu, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) coordena as ações de apoio.

O JIE publicou

Na Semana Nacional do Trânsito, confira as dicas do JIE e da CIPA

Semana do Trânsito: segurança nas ruas é responsabilidade de todos

Passeio seguro: saiba quais são os direitos e deveres dos ciclistas no trânsito

Semana do Trânsito: dicas da Cipa ajudam a otimizar o tempo gasto na direção

 

Versão para impressão