Participe da mesa redonda sobre prevenção ao câncer de mama

Participe da mesa redonda sobre prevenção ao câncer de mama

17h04 - 16/10/2019

Itaipu sob os tons da campanha, que segue até o fim do mês. Foto: Kiko Sierich/PTI.

Os programas de Valorização da Diversidade e Reviver promovem, na próxima terça-feira (22 de outubro), uma mesa redonda sobre o câncer de mama, voltada aos colaboradores de Itaipu. A iniciativa é parte das ações da empresa para o Outubro Rosa, campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Para facilitar a participação dos empregados e empregadas, o encontro vai acontecer em dois horários a sua escolha: das 8h às 10h30 ou das 14h às 16h30. Só é preciso confirmar a presença pelo e-mail mahd6417@itaipu.gov.br. O evento é aberto a empregados, jovens do PIIT, estagiários e terceirizados, incluindo homens, já que a doença também acomete pessoas do sexo masculino. Confira aqui o convite para a ação.

O foco será a prevenção, visto que, segundo informações do Ministério da Saúde, as chances de cura chegam a 99% quando a doença é diagnosticada precocemente.

Para falar sobre o tema, serão três profissionais da área da saúde: Lucia Abreu Teixeira, especialista em nutrição oncológica; Jaqueline Molossi, chefe da seção de ações estratégicas e redes de atenção da 9ª Regional da Saúde; e a médica do trabalho de Itaipu, Carla Pinna G. Svoboda, que atuará como mediadora.

“Nossa intenção é difundir a campanha Outubro Rosa na nossa empresa, focando em métodos de prevenção e estilo de vida que podem fazer a diferença", disse Jéssica Maris, da equipe do Programa de Valorização da Diversidade (RHDA.AD). "A ideia é que mais mulheres e homens se conscientizem do que podem fazer para se prevenir e tratar a doença o mais cedo possível”, completou.

Previna-se

Cartilha do Ministério da Saúde traz orientações sobre o tema. Fonte: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso2016.pdf

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, só atrás do câncer de pele não melanoma. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama responde, atualmente, por 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Em 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.

"Boa alimentação, estilo de vida saudável e aprender a fazer o autoexame das mamas é muito importante para um diagnóstico precoce do câncer, podendo salvar vidas”, afirma Jéssica.

Vale dizer que a maioria dos casos tem bom prognóstico e o autoexame é importante, mas não substitui o exame clínico e a mamografia. A partir dos 40 anos toda mulher precisa realizar a mamografia anualmente, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia

Apesar de raro, o câncer de mama também acomete homens, porém é raro e representa menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente incomum antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. 

SERVIÇO

O quê: Mesa Redonda da Campanha do Outubro Rosa sobre prevenção ao câncer de mama
Quando: 22 de outubro
Horário: das 8h às 10h30 ou das 14h às 16h30, mas é preciso confirmar a presença com mahd6417@itaipu.gov.br
Local: Auditório Integração

TRANSPORTE

Manhã:
Saída do centro executivo às 7h30
Sai da do Refúgio biológico às 7h30
Saída dos escritórios CHI às 7h45
Retorno aos escritórios 10h30

Tarde:
Saída do centro executivo às 13h30
Saída do Refúgio biológico às 13h30
Saída dos escritórios CHI às 13h45
Retorno aos escritórios às 16h30

Versão para impressão