Paraguai lançará licitação de ponte com Brasil em 20 de julho

Paraguai lançará licitação de ponte com Brasil em 20 de julho

08h27 - 10/07/2019

Fonte: Agência EFE

O governo do Paraguai anunciou nesta terça-feira que em 20 de julho será lançado o processo de licitação para o desenho do projeto de engenharia da ponte internacional sobre o rio Paraguai, que conectará a cidade de Carmelo Peralta, em território paraguaio, a Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.

O anúncio aconteceu após a reunião ocorrida nesta terça-feira entre o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e uma delegação brasileira que contava com o governador sul-mato-grossense, Reinaldo Azambuja, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Trata-se de uma ponte estaiada, que contará com 680 metros de extensão e cuja conclusão está prevista para março de 2023, informou o governo paraguaio em comunicado.

As obras devem custar aproximadamente US$ 75 milhões e serão financiadas pela Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional.

Azambuja classificou o projeto como "muito importante" para o Brasil, já que permitirá a "abertura do acesso ao Oceano Pacífico" atravessando parte do território paraguaio.

"É um sonho que vai se tornar realidade com o apoio da Itaipu e o trabalho conjunto dos Ministérios das Relações Exteriores do Paraguai e do Brasil", destacou o governador de Mato Grosso do Sul em comunicado.

Este é o segundo investimento em obras de infraestrutura fechado entre os dois países depois do início da construção da ponte internacional que ligará Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, com a cidade paraguaia de Presidente Franco.

A início das obras da ponte ocorreu em 20 de maio em um ato simbólico na fronteira entre os dois países, onde se reuniram os chefes de Estado Abdo Benítez e Jair Bolsonaro.

Essas duas novas infraestruturas permitirão descongestionar a única via de acesso entre os dois países, a Ponte da Amizade, por onde circulam aproximadamente 39 mil veículos por dia entre Ciudad del Este, no Paraguai, e Foz do Iguaçu.

Além das conversas sobre a nova ponte, na reunião desta terça-feira as partes também trataram de aspectos como o fortalecimento das relações entre as duas regiões e a integração econômica e institucional.

Entre as iniciativas apresentadas estava a criação de um parque tecnológico entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai) e a instalação de postos alfandegários em Ponta Porã e Mundo Novo (MS).

Versão para impressão