Orvais Sarmad, da UNFCCC, destaca o papel da hidroeletricidade para a Agenda 2030

Orvais Sarmad, da UNFCCC, destaca o papel da hidroeletricidade para a Agenda 2030

16h31 - 07/12/2018

Mario Antonio Cecato e Monica Perez dos Santos com Owais Sarmad (ao centro). 

O Sub-Secretário-Geral da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima das Nações Unidas (UNFCCC), Ovais Sarmad, destacou o papel da Itaipu na promoção da hidroeletricidade para o cumprimento das metas da Agenda 2030.

Sarmad reuniu-se com os diretores financeiros da Itaipu, Mario Antonio Cecato (Brasil) e Monica Perez dos Santos (Paraguai) na última quarta-feira (5), durante a COP 24, em Katowice, Polônia. Na ocasião, ele cumprimentou a Itaipu pela iniciativa conjunta com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa) para trabalhar na promoção e implementação de projetos para soluções em água e energia. 

O executivo da UNFCCC destacou que 2019 será o ano de revisão das metas do ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima), objetivo que tem muitas conexões com as questões de água e energia, relacionadas aos ODS 6 e 7, respectivamente. 

Nesse contexto, Sarmad manifestou interesse em que a UNFCCC possa participar da parceria Itaipu-Undesa, bem como seguir trabalhando com a binacional, de modo a amplificar os resultados alcançados até o momento, destacando a hidroeletricidade como importante aliada no enfrentamento das mudanças climáticas.

 

Versão para impressão