No Mês da Mulher, Itaipu convida colaboradores para palestra sobre enfrentamento ao assédio

No Mês da Mulher, Itaipu convida colaboradores para palestra sobre enfrentamento ao assédio

15h05 - 14/03/2019

Evento visa apresentar modos pelos quais o assédio circula na sociedade. Arte: Anderson Guapo Barroso.

Na próxima segunda-feira (18), colaboradores da Itaipu - empregados(as), estagiários(as), e menores aprendizes - estão convidados a participar da palestra “Enfrentamento ao Assédio: um desafio no cotidiano de todas as pessoas”. A ação é promovida com apoio do Programa de Equidade de Gênero (Brasil) da binacional, em parceria com o Mulheres em Rede. O evento é gratuito e tem início às 19h, no Auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV). Para acompanhar a palestra, basta confirmar no e-mail lilianp@itaipu.gov.br

Ministrada pela professora Nanci Stancki da Luz, a palestra visa apresentar um panorama acerca dos efeitos do assédio nas esferas pessoais e profissionais de todas as pessoas. Articulada com o apoio do Comitê de Equidade de Gênero da margem esquerda da usina, a mostra oferece uma compreensão mais abrangente das diversas formas de assédio, bem como as medidas que podem ser tomadas para combatê-lo.

Palestra destaca os efeitos do assédio nas esferas pessoais e profissionais das mulheres. Foto: Pexels.

A ação é realizada em virtude do Mês da Mulher, mas também vem ao encontro de uma pesquisa sobre o tema da equidade de gênero, aplicada em 2017 para os empregados(as). De acordo com o resultado, a maior demanda recebida envolvia pedidos de esclarecimentos sobre o assédio.

Para a coordenadora do Programa de Equidade de Gênero, Lilian Paparella, a palestra é relevante para atender às expectativas dos empregados(as) acerca das dúvidas e mitos relacionados ao assunto. Ela ressalta que a discussão sobre tema está alinhada às atividades promovidas pelo plano de ação do Programa, assim como à prioridade dada ao mesmo pelo governo federal, por meio da aprovação de projetos relacionados ao assédio moral no trabalho e violência doméstica. 

Palestra foi articulada com o apoio do Programa de Equidade de Gênero e do Comitê de Equidade de Gênero da margem esquerda. Foto: Adenésio Zanella.

Sobre a palestrante

Nanci Stancki da Luz possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2009), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica na Unicamp (2011).

Atualmente, coordena o Programa de pós-graduação em Tecnologia (PPGTE) e é professora do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  É, ainda, membro eleito do Conselho Universitário da UTFPR, tesoureira da SINDUTF-PR (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná), coordenadora do Núcleo de Gênero e Tecnologia (GETEC), editora dos "Cadernos de Gênero" (publicação do PPGTE) e membro da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB-PR.

Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e trabalho, divisão sexual do trabalho, violência de gênero, trabalho e tecnologia.

Mulheres em Rede

Criado em 2013, o projeto conta com a participação de cerca de 20 entidades públicas e privadas, cujo objetivo envolve o apoio à iniciativas protagonizadas por mulheres moradoras do território por meio da economia solidária. Desta forma, pretende promover o desenvolvimento econômico e a participação crítica das mulheres na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Serviço

Palestra: “Enfrentamento ao Assédio: um desafio no cotidiano de todas as pessoas”
Data: 18 de março
Horário: 19h
Local: Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu (CRV) – Av. Tancredo Neves, 6720, Foz do Iguaçu – PR. O estacionamento será liberado.
 

Versão para impressão