Maio Amarelo: segurança e atenção no trânsito são temas de palestras na Itaipu

Maio Amarelo: segurança e atenção no trânsito são temas de palestras na Itaipu

09h41 - 22/05/2019

Em virtude do Movimento Maio Amarelo, a Itaipu, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), promove uma manhã de palestras voltadas à segurança no trânsito e prevenção de acidentes. O evento acontece no dia 29 de maio e é aberto para todos os colaboradores da usina: empregados(as), estagiários(as), menores aprendizes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIITs) e terceirizados(as).

O encontro terá  três palestras associadas às temáticas da campanha e ocorrerá acontecerá no Auditório Integração, no Centro de Treinamento – Margem Esquerda (ME), a partir das 8h30. Não é necessária inscrição prévia. Basta comparecer.


O presidente da Cipa, Alexandre Missael Kozerski: temáticas do evento são de interesse de todos e de todas. Foto: Nilton Rolin

A primeira palestra, com apresentação da agente Luíza Lux, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), será sobre prevenção de acidentes no trânsito comumente causados por ingestão de álcool, excesso de velocidade e uso do celular na direção. Em seguida, o colega Márcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral (AS.GB), ministrará uma palestra sobre direção defensiva para motociclistas. O evento terminará com a apresentação da palestra  “Vacina contra os acidentes – Motoristas vs. Pedestres" pelo colega Heriberto Velázquez, da Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho (RHSS.AE).

Por meio da Cipa, esta é a primeira vez que a campanha Maio Amarelo é promovida especificamente para o público interno da Itaipu. De acordo com o presidente da Cipa, Alexandre Missael Kozerski, da Divisão de Obras Civis (SOCC.DT), além de contribuir para a sensibilização promovida pelo movimento, temáticas como a prevenção de acidentes são de interesse público, o que reforça a importância da participação de todos na promoção da segurança no trânsito.

Sobre a campanha

Campanha Maio Amarelo 2019. Foto: Divulgação.

O Movimento Maio Amarelo visa conscientizar pedestres e motoristas para reduzir o número de acidentes no trânsito. A ação é coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil e coloca em pauta a segurança, envolvendo os mais diversos segmentos – desde órgãos do governo até empresas, entidades e sociedade civil como um todo – em um debate acerca do trânsito e suas questões. 

A campanha é realizada tradicionalmente em maio, devido ao decreto emitido pela Organização das Nações Unidas (ONU) referente à Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. A cor amarela é empregada não apenas por representar a advertência no trânsito, mas por simbolizar um estado de atenção.

Na Itaipu, a campanha vem sendo divulgada desde o início do mês por meio de um painel de led junto à barreira de controle, especialmente nos horários de maior movimento – início e fim do expediente na usina.

O JIE publicou:

Cuidados no trânsito: Itaipu apoia a iniciativa Maio Amarelo

Versão para impressão