Maio Amarelo: Cipa orienta empregados(as) sobre cuidados no trânsito

Maio Amarelo: Cipa orienta empregados(as) sobre cuidados no trânsito

13h52 - 24/05/2019

Representantes da Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (Cipa) promoveram uma blitze educativa na Barreira de Controle da Itaipu, na manhã desta sexta-feira (24), para entrega de panfletos sobre segurança no trânsito.

A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, movimento internacional de prevenção aos acidentes de trânsito que usa a cor como símbolo de alerta e de atenção para o caso. Na quinta-feira (23), a distribuição foi para os(as) empregados(as) do Centro Executivo.


Eloiza Romanini (MT.DF) recebe o panfleto entregue por Everaldo Pereira (SIPS.GG) na ação da manhã desta sexta-feira. Foto: Nilton Rolin

A entrega é parte do engajamento de Itaipu no Maio Amarelo, que contará ainda com um evento na manhã do dia 29, no Auditório Integração. Todos estão convidados. O mote da campanha nacional é “No trânsito, o sentido é a vida”.

Nesta sexta-feira, a proposta foi relembrar dez regras de segurança no trânsito, aprendidas pelos motoristas, mas muitas vezes deixadas de lado Entre elas, estão premissas máxima de segurança como não usar o celular ao volante, transportar crianças no banco traseiro e com equipamentos adequados (cadeirinhas, assentos de elevação, bebê conforto), nunca dirigir alcoolizado ou guiar veículos na estrada quando se está cansado, entre outras medidas (baixe aqui o PDF com as regras ou confira-as ao lado).

No mundo, três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, que teve a iniciativa de promover o Maio Amarelo no Brasil.

Os acidentes de trânsito correspondem à nona maior causa de mortes no mundo e estão em primeiro lugar nas mortes de pessoas entre 15 e 29 anos de idade; na segunda colocação, na faixa de 5 a 14 anos; e em terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Além das perdas de vidas, o custo desses acidentes é da ordem de US$ 518 bilhões por ano.

Em março de 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito". A premissa é poupar cinco milhões de vidas, até o próximo ano.


Empregados e colaboradores de Itaipu foram recebidos com a blitze educativa do Maio Amarelo. Foto: Nilton Rolin

O JIE Publicou

Maio Amarelo: segurança e atenção no trânsito são temas de palestras na Itaipu

Cuidados no trânsito: Itaipu apoia a iniciativa Maio Amarelo

Maio Amarelo é tema do programa Dedo de Prosa (Rádio Senado)

 

Versão para impressão