Itaipu, PTI e BRDE firmam parceria para promover a Agenda 2030

Itaipu, PTI e BRDE firmam parceria para promover a Agenda 2030

12h53 - 20/12/2018

Assinatura do protocolo ocorreu no Edifício Parigot de Souza, nesta quarta-feira (19).

A Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) firmaram, na tarde desta quarta-feira (19), em Curitiba, um protocolo de intenções com vistas a promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, nos 54 municípios localizados na área de influência da empresa. 

A parceria complementa outra iniciativa da binacional em conjunto com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), que visa a promoção dos ODS nesses mesmos municípios. Agora, com o apoio do BRDE, a ideia é que as prefeituras tenham acesso a linhas de crédito para financiar sua contrapartida nos projetos. 

Orlando Pessuti assinando o acordo. 

Conforme explicou o diretor-presidente  do BRDE, Orlando Pessuti, as parcerias da Itaipu com os municípios vêm se intensificando ao longo dos anos, mas algumas vezes as prefeituras não contavam com a disponibilidade imediata para aportar recursos financeiros. “Tivemos algumas reuniões com a Itaipu e o PNUD  e percebemos que poderíamos somar esforços para alavancar esses projetos”, afirmou. 

A parceria firmada constitui um protocolo de intenções. As instituições envolvidas ainda vão elaborar um plano de trabalho detalhando as ações e projetos. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, trata-se de um reforço importante para a promoção da sustentabilidade territorial na área de influência da Itaipu, que vem se tornando uma referência na adoção dos ODS e da Agenda 2030.

“Muitas vezes o município tem a capacidade de endividamento, mas tinha dificuldade para buscar o recurso. E agora, com o BRDE, esse processo ganha agilidade”, afirmou Stamm. “Nesse contexto da Agenda 2030, é mais uma ação positiva em parceria com as prefeituras e com o governo do estado, aqui representado pelo BRDE, para acelerar esses projetos”, completou.

O diretor-superintendente do PTI, Jorge Callado, explicou que a Parque Tecnológico terá um papel importante para balizar as iniciativas abrigas nessa parceria. “Vai ter uma participação efetiva na elaboração dos projetos em seus aspectos técnicos, aproveitando a capilaridade que o PTI tem na região, a partir de diversas outras ações já realizadas nos municípios”.

Também participaram do ato de assinatura, o diretor Administrativo da Itaipu, João Pereira dos Santos, o diretor Técnico, Mauro Corbellini, e o secretário do Codesul e representante do governo do Paraná, Antonio Bettega, entre outras autoridades. 

Versão para impressão