HMCC comemora Dia da Árvore com plantio de mudas

HMCC comemora Dia da Árvore com plantio de mudas

08h20 - 20/09/2019

Fonte: Assessoria HMCC

O Comitê de Sustentabilidade Ambiental do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) está organizando uma programação especial para comemorar o Dia da Árvore, neste sábado, dia 21 de setembro.

A abertura oficial das comemorações será às 9 horas, com plantio de mudas em volta do prédio do Centro Clínico, realizada pelos quatro diretores do Hospital.

A iniciativa surgiu pela simbologia: a árvore representa a vida. o verde, ar puro, oxigênio e o HMCC é uma instituição que luta pela vida. “Nossos diretores já estão confirmados e deixarão um legado para as gerações futuras. Mas fazemos questão que nossos colaboradores venham e tragam os familiares para participar também”, frisou Anne Ribas, coordenadora do Comitê.

Os funcionários farão o plantio das mudas nas dependências do Hospital, os membros do Comitê estarão presentes para auxiliar. “Este ato vem de encontro com a compensação que precisamos fazer devido ao novo plano de obras da Fundação. Outras ações como esta serão organizadas até o final da construção”, finalizou a coordenadora.

Quer um motivo para aderir ao plantio de árvores? O Comitê apresenta cinco:

1. Uma árvore pode durar aproximadamente 4800 anos e em apenas em um ano, inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas, durante 12 meses. O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas “sequestram” o CO2 (dióxido de carbono) e refrescam a atmosfera.

2. As árvores estabilizam o solo nas zonas áridas e podem evitar que o vento leve embora a camada superior com nutrientes, prevenindo a desertificação.

3. Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram. Além disso, as raízes reforçam os solos e as folhas dispersam o fluxo da água. Um ambiente florestado faz com que a chuva não caia torrencialmente, assim a água penetra no solo e abastece rios e córregos.

4. As árvores e outras formas de vegetação protegem e dão força à vida comunitária. Elas fornecem produtos comerciais, alimento, fibras, resinas e frutos e garantem a vida de milhares de agricultores em suas comunidades.

5. As árvores ajudam na descontaminação da atmosfera, nutrição para plantações e oferecem sombra. Considere que muitas cidades recebem indicações de “melhor lugar para se viver” devido à grande quantidade de ruas e locais arborizados, trazendo qualidade de vida às pessoas.

Versão para impressão