Histórias de homenageados com 15, 30 e 35 anos de casa se mesclam à da própria Itaipu

Histórias de homenageados com 15, 30 e 35 anos de casa se mesclam à da própria Itaipu

08h42 - 27/05/2019


O DGB homenageou os empregados e empregadas que fazem a história da usina. Foto: N. Rolin

Da saga da professora do interior que precisava se destacar para ser reconhecida à do técnico que dedicou 36 anos de trabalho à usina, as histórias dos personagens homenageados no aniversário de Itaipu se entrelaçam à da própria binacional. Leila Alberton e Adiles Maciel Mascarenhas emocionaram o público de mais de 92 pessoas que, assim como eles - colegas de trabalho com 15, 30 e 35 anos -, prestam honrosos serviços à usina. A emoção se estendeu aos convidados e ao pessoal de apoio à organização da festa.

Nesta sexta-feira (23), eles representaram, com seus depoimentos, um pouco da história de cada um dos empregados e empregadas que fazem de Itaipu referência em produção de energia e um case de sucesso em várias outras ações sociais. Itaipu é a soma das histórias de cada um desses empregados; cada um contribuiu para a trajetória da binacional.

Aconchego no frio


Leila Alberton: satisfação por fazer parte deste time.

A homenagem neste ano mudou de lugar. Em vez do tradicional jantar em hotel, os homenageados foram saudados com um coquetel num passeio de Kattamaram, que faz parte dos atrativos turísticos de Itaipu. A iniciativa agradou em cheio os participantes. Estava bastante frio, mas a paisagem estava deslumbrante, com uma recepção especial do pôr do sol de tirar o fôlego. “Eu achei ótima a iniciativa, mais aconchegante e acolhedora”, disse a ouvidora assistida Erica Marta Gavetti Meirelles.

Com exceção do diretor técnico executivo, Mauro Corbelini, que tinha outra agenda, todos os demais diretores brasileiros compareceram ao evento. O diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, se emocionou mais uma vez ao sentir em cada palavra dos empregados o orgulho de pertencimento e comprometimento com a Itaipu. Afinal, 15, 30 e 35 anos de casa não são pouca coisa. “Cada uma dessas pessoas representa um legado profissional para a empresa, com sua cadeia de valores e de entrega e gestão do conhecimento”, afirmou o diretor. Ele pediu aplausos para cada grupo de homenageados.


Adiles Mascarenhas: quase quatro décadas dedicadas à Itaipu.

No caso de Adiles Mascarenhas, ele entrou como bolsista e completou 36 anos de trabalho, sempre numa mesma divisão da área técnica. Ele tem orgulho da sua jornada. “Itaipu me deu todas as oportunidades e espero ter honrado com minha dedicação”, disse.  Já Leila, que trabalha no Ecomuseu, falou dos "anjos amigos" que passam pelas nossas vidas, fazendo uma referência a dois ícones da Coordenação, Betinha (Elizabete Sbardelini) e Rosana Turmina. Elas, que já não estão entre nós, viviam pela empresa. Leila agradeceu a chance de poder contar com esses amigos e amigas para também fazer sua parte por Itaipu.


Erica Meirelles, ex-ouvidora da Itaipu, com os diretores brasileiros da Itaipu.

Ao final, Silva e Luna lembrou que costuma dizer que Itaipu “só existe por causa de dois fatores: o recurso hídrico – sem ele, não haveria a usina; e o recurso humano, porque são vocês que fazem a água se transformar em energia".  Disse ainda: “encontrei na Itaipu uma equipe muito competente, séria e afinada. Eu já imaginava isso, pela fama que a usina conquistou no Brasil e mundo afora, nas mais diversas áreas”.

Silva e Luna completou: “Mas, ainda assim, a cada dia me surpreendo com nosso pessoal, com a demonstração de capacidade e espírito de equipe”. Ao fim de sua fala, pediu aplausos para os brasileiros e paraguaios "que um dia se uniram para domar o Rio Paraná e construir este monumento à engenharia humana que é Itaipu".

Plantio

Antes do evento no Kattamaram, duas empregadas plantaram árvores no Bosque do Trabalhador, em celebração aos 15 anos de casa: Leila de Fátima Alberton (MAPE.CD) e Marlene de Costa Souza Carvalho (OD.CD). Ambas foram recebidas pelos diretores de Itaipu e levaram a família para acompanhar este momento.

 



Clique aqui para baixar as fotos da homenagem.

Abaixo, mais fotos do evento:






 

Versão para impressão