Governo realiza leilão para contratar energia para Roraima

Governo realiza leilão para contratar energia para Roraima

09h09 - 31/05/2019

O governo realiza nesta sexta-feira feira (31) leilão de geração de energia para atender Roraima. O Estado é único que não está conectado ao sistema elétrico nacional. Será o 1º leilão para contratar usinas para suprir a demanda de sistemas isolados. Há 156 empreendimentos cadastrados para participar.

O certame será realizado às 10h, na sede da CCEE (Câmara de Comercialização de energia elétrica), em São Paulo, por meio de sistema eletrônico. O Ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, participará do evento.

A contratação de novos empreendimentos é uma medida emergencial para evitar que o Estado fique no escuro nos próximos anos. De acordo com dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a demanda por energia deve crescer 4% até 2023.

A intenção do governo é diminuir a dependência energética gerada da Venezuela e também a necessidade de acionar usinas térmicas a diesel, mais caras e poluentes. A proposta é contratar energia de fontes renováveis como solar, biomassa e eólica.

As usinas deverão fornecer energia para atender a população da capital Boa Vista e demais localidades no Estado a partir de 28 de junho de 2021.

O leilão é visto como marco no setor elétrico em relação à entrega de energia em regiões que não são abastecidas pelo sistema elétrico nacional. Dos 270 sistemas isolados, a maior parte está no Norte. As exceções são 1 sistema no Mato Grosso e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Fonte: Poder 360

Versão para impressão