Festa Maína é o destaque do Roteiro Cultural desta semana

Festa Maína é o destaque do Roteiro Cultural desta semana

15h20 - 23/05/2019

Uma nova edição do roteiro cultural já está no ar! O destaque dessa vez fica com a Festa Maína, que vai ser realizada no Gramadão da Vila A, a partir dessa sexta-feira (24). Mas, é claro que não é apenas isso. Nossa programação para o final de semana está repleta de dicas e programas para você curtir e aproveitar os dias de descanso. 

Festa Maína

A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Divulgação.

O primeiro arraiá de Foz do Iguaçu já tem data marcada. De sexta (24) a domingo (26), o Gramadão da Vila A recebe a tradicional Festa Maína, que terá diversas barraquinhas com comidas típicas, além de parque de diversões e apresentações de corais, bandas e grupos de dança. 

Na sexta-feira (24), o evento será realizado das 19h às 23h. No sábado e no domingo, a festança começa mais cedo, às 11h, com opções de almoço para o público, como feijoada, escondidinho, yakisoba, porções de peixe, caldos e muito mais. A festa tem entrada franca. 

Final de semana com as crianças

Que tal levar as crianças em uma viagem internacional para aproveitar a natureza? Neste sábado (25), a partir das 10h, o Museu de Itaipu Tierra Guarani, em Hernandárias, Paraguai, promove uma série de oficinas para incentivar o contato das crianças como meio ambiente. As três opções disponíveis envolvem: uma expedição científica pelos mistérios da natureza; uma viagem no tempo à Pré-História para descobrir como era a vida dos nossos ancestrais; e um plantio de plantas medicinais. 

As oficinas são abertas para crianças de 4 a 12 anos, separadas em duas turmas. Para fazer a inscrição, basta entrar em contato com o Museu Tierra Guarani, pelo telefone (+595) 61 599 8615. 

O objetivo das oficinas para crianças é incentivá-las a conhecer melhor o trânsito, para criar cidadãos mais responsáveis. Foto: Divulgação.

Outra opção educativa para os pequenos é a Escolinha de Trânsito do Foztrans, realizada na minipraça de eventos do Shopping Catuaí Palladium. A atividade de conscientização faz parte das campanhas do Maio Amarelo, com uma série de ações lúdicas e divertidas. As oficinas começam às 14h. 

1ª Copa Oeste de Badminton

Atleta de badminton. Foto: Divulgação. 

Neste fim de semana, também haverá a 1ª Copa Oeste de Badminton. As disputas serão no Ginásio Clóvis Cunha Vianna (antigo Ginásio da Guarda Mirim). A entrada é gratuita. No sábado (24), os jogos serão das 9h às 21h. Domingo (25), o público pode acompanhar as partidas das 9h às 15h. O ginásio fica na Rua Tadeu Trompschinski, 56 - Vila Sossego.

Espaço Aberto UniAmérica 

Nesta sexta-feira (24), às 19h, a UniAmérica realiza mais uma edição do Espaço Aberto. Entre as temáticas que serão abordadas esta semana, destaca-se a palestra sobre Tecnologia do Concreto, ministrada pelo engenheiro Israel Fonseca, que trará para o público conceitos desse tipo trabalho, projetos desenvolvidos, características e afins. Para participar, faça a inscrição por meio deste link: https://bit.ly/2JWTxoc

Dia do Orgulho Nerd


O evento vai até às 18h, com uma série de opções para celebrar a data. Divulgação.

Se você é um nerd, já sabe que o sábado não vai ser apenas um dia comum: 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd. A grande celebração à data será realizada em todo o mundo, e Foz do Iguaçu não ficou de fora.

No sábado (25), o grupo Geek Kyodai estará organizando um encontro para toda a galera que é fã desse universo. O evento será realizado na loja Go Rock Store, Rua Marechal Floriano, 1171, a partir das 9h. A programação conta com mesas de cardgames e RPG, concursos de cosplays, sorteio de brindes, além de uma série de produtos que estarão à venda. 

Então, leve a sua toalha e embarque nessa jornada!

Foz Futsal 

Nesta sexta-feira (24), às 21h, o Ginásio Costa Cavalcanti recebe um clássico do futsal estadual. A equipe do Foz Cataratas, atual campeã paranaense, entra em quadra para a partida contra o Pato, campeão nacional em 2018. O jogo é válido pela Liga Nacional. 

A partida é válida pela Liga Nacional e coloca o campeão nacional frente a frente com o campeão estadual. Foto: Divulgação.

A equipe da fronteira conta com o apoio dos torcedores para empurrar o time em mais um jogo importante. Os ingressos custam R$ 20,00, e podem ser comprados aqui

Cinema

A live-action da animação clássica já chegou aos cinemas da cidade. Divulgação. 

Quem aproveitar o final de semana para ir ao cinema, vai encontrar uma programação repleta de boas opções. Além das estreias da semana – Aladdin e BrightBurn: Filho das Trevas, segue em cartaz John Wick 3; Detetive Pikachu; Vingadores: Ultimato; Hellboy; Kardec e Cemitério Maldito. 

Confira a lista de horários clicando nos link: Cinemark e Cine Cataratas

Netflix 

E, como já é uma tradição semanal, trouxemos mais dicas de filmes para poupar o seu tempo na busca de algo para assistir. 

Temporada 

O filme se sai muito bem ao retratar o cotidiano dos agentes de saúde e a sensibilidade das amizades. Divulgação.

A indicação da semana é o filme Temporada. O longa nacional foi o grande vencedor do Prêmio do Cinema Brasileiro em 2018 e está disponível na Netflix. A trama conta a história de Juliana (Grace Passô), uma mulher que se muda para a cidade de Contagem, Minas Gerais, para trabalhar como agente municipal no serviço de combate a endemias. 

Juliana deixa sua antiga vida para trás e embarca em uma jornada totalmente nova, em um lugar ainda desconhecido. Por sorte, as pessoas que ela encontra no decorrer desse caminho contribuem para fazê-la entender a importância de valores como a confiança e a amizade. Esses fatores fazem com que ela se reinvente e parta em busca da verdadeira felicidade e realização de seus sonhos. 

A Rede Social 

O filme foi vencedor de três Oscars em 2010. Divulgação.

A história da rede social mais popular do mundo contada por um dos melhores diretores da atualidade. A Rede Social, de David Fincher, conta a história da criação do Facebook, e retrata o caminho que seu criador, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) – um gênio da computação sem nenhuma habilidade social - precisou percorrer para transformar a rede em uma das empresas mais ricas e importantes do planeta.  

Essa é uma obra que já nasceu clássica, ao conseguir reunir uma excelente fotografia, atuações, roteiro, trilha sonora e montagem – inclusive, levando o Oscar nessas três últimas categorias. 

A direção de Fincher faz com que o espectador nunca fique confortável com as próprias conclusões sobre o filme, modificando a todo o momento o nosso entendimento sobre o verdadeiro caráter de Zuckerberg. Ele é um gênio incompreendido? Uma boa pessoa que erra pela falta de tato nas relações? Ou um jovem ambicioso facilmente manipulável?

Vale a pena conferir e tirar as próprias conclusões. 

Baladas

Sexta (24) 

Zeppelin Old Bar – Rua Blues 

Rock Falls - Sexta do Rock com Landau e Banda

Guns N’ Beer Pub – Magnun Duo Live

Kaoki Centro Gastronômico – Sexta do Pagode I Grupo Fuzuê 

Sábado (25)

Zeppelin Old Bar – Awaken | Rock Alternativo & Nu Metal

Rock Falls - Sábado do Rock com Dose Dupla

Casa Urbana – Grito Punk 

Guns N’ Beer Pub - Mad Old Rockers e Double Strike

Versão para impressão