Exposição Itaipu Natureza leva o meio ambiente para dentro do Shopping JL

Exposição Itaipu Natureza leva o meio ambiente para dentro do Shopping JL

15h31 - 11/01/2019

Exposição atraiu a atenção de crianças e adultos. Fotos: Nereu Ambrozini/PTI

O lançamento da exposição Itaipu Natureza, na noite de quinta-feira (10), trouxe um pouco da natureza dos biomas brasileiros para dentro do Cataratas JL Shopping. A atração, organizada pelo Parque Tecnológico Itaipu e pelo Instituto Harpia, com apoio da Itaipu Binacional, é a primeira com assinatura do Turismo Itaipu promovida fora do complexo turístico, que hoje conta com nove outros atrativos. 

As crianças, principalmente, ficaram impressionadas com a mostra, que é conduzida em linguagem acessível e possui atividades interativas com recursos tecnológicos avançados, como projeções mapeadas, telas com informações sobre os animais e uma experiência de imersão 360º na Amazônia, a floresta com a maior biodiversidade do planeta. 

A exposição, que segue montada até o dia 30 de julho, tem o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da conservação da biodiversidade de seis biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pampas, Pantanal e Caatinga) e apresentar a conectividade entre seres humanos e a natureza. 

Professor João Galdino, do Instituto Harpia, e Jorge Callado, do PTI.

Um dos destaques da exposição é a coleção de 300 animais taxidermizados assinada pelo naturalista e presidente do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, Professor João Galdino. Todos eles são oriundos de doações ou vítimas de caça ilegal, atropelamentos e envenenamentos. 

“Quando recebemos a proposta da exposição, percebemos que teríamos uma fusão de educação, ciência, de tecnologia e de levar à população o conhecimento da fauna que, muitas vezes, não tivemos a oportunidade de observar, mesmo que taxidermizada, e da importância da conservação dos biomas”, afirmou Jorge Augusto Callado Afonso, diretor superintendente do PTI - entidade que administra o Turismo Itaipu. 

Na abertura da exposição, o professor João Galdino não conseguiu disfarçar a emoção. Ele contou que dedicou 60 anos de sua vida à taxidermia – tempo no qual empalhou 7 mil animais. O trabalho foi meticuloso. “Eu conheço cada um desses animais, por dentro e por fora. Procurei deixá-los na posição em que a espécie vive no meio ambiente”. 

Riqueza de detalhes

A professora Maria Lucia Carbone Versa veio de São Paulo a Foz do Iguaçu para visitar os atrativos da Itaipu com o marido, José Luis Versa, e o neto de 9 anos, Reano Blauth Bevitto. Foi o neto quem chamou a atenção para o banner da Exposição Itaipu Natureza, e a família decidiu dar um “pulinho” no shopping para visitar. “Foi uma sorte, eu achei o máximo. Só pela iniciativa de fazer e pela riqueza de detalhes”, comentou Maria Lucia. “Tinha que ir para o Brasil inteiro”, complementou a professora. 

As instituições de ensino terão a possibilidade de levar seus alunos para visitar a exposição nos períodos da manhã e da tarde, em visitas guiadas. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Turismo Itaipu no telefone (45) 3576-7000.

Serviço
Exposição Itaipu Natureza
Data: diariamente, até 30 de julho. 
Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Local: Cataratas JL Shopping - Piso L2 - Loja L203 - Av. Costa e Silva, 185
Ingressos: R$ 30. Crianças de 6 a 11 anos, estudantes, professores, doadores de sangue, PCD, funcionário das empresas do grupo COEGV e moradores dos municípios lindeiros têm direito a meia entrada (mediante apresentação de comprovante de residência).
Classificação: Livre
Mais informações: (45) 3576-7000

Versão para impressão