Exposição "Arte e Comunidade" do Ecomuseu termina nesta terça-feira (13)

Exposição "Arte e Comunidade" do Ecomuseu termina nesta terça-feira (13)

15h03 - 12/08/2019

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, prestigiou a inauguração da mostra. Foto: Kiko Sierich/PTI

A exposição “Arte e Comunidade: um olhar sobre Itaipu”, disponível para visitação no Ecomuseu de Itaipu desde maio, chega ao fim nesta terça-feira (13). A mostra é composta por 15 releituras de artistas renomados, como Vincent Van Gogh, ambientadas em cenários da usina. 

A coleção é uma das quatro mostras inauguradas em maio, em comemoração aos 45 anos da Itaipu Binacional. As peças foram inspiradas nas ações da hidrelétrica e sua influência no território.

Obras foram baseadas em trabalhos de artistas fomosos, ambientados em cenários da usina . Foto: Divulgação/Colégio Flávio Warken.

Todos os quadros, abertos para visitação na Sala Ciência, foram produzidos pelos alunos do Colégio Flávio Warken, da Vila C. Ao todo, foram envolvidos 300 alunos na produção das obras feitas ao longo de 20 dias de trabalho em sala de aula e no contraturno escolar. 

O bairro vizinho da usina é conhecido por abrigar os trabalhadores que participaram das obras, na época de sua construção. Entre as técnicas empregadas, destaca-se o uso de tintas fluorescentes, em alusão à energia de Itaipu.

Sobre o Ecomuseu

A exposição foi uma das quatro coleções inauguradas em meio, em homenagem aos 45 anos da Itaipu. Foto: Kiko Sierich.

O Ecomuseu foi criado em 1987 pela Itaipu Binacional para atender ao Plano Básico de Conservação do Meio Ambiente (1975), que previa a construção de um museu como medida mitigadora do impacto social da construção da usina. 

Administrado pela Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD), o espaço preserva a memória da construção da binacional e de sua área de influência, além de valorizar o patrimônio natural e cultural do território por meio da promoção do turismo. 

O horário de funcionamento do atrativo é de terça a domingo, das 9h às 18h, com classificação livre.

Serviço

Exposição “Arte e Comunidade: um olhar sobre Itaipu”
Local: Ecomuseu de Itaipu (Avenida Tancredo Neves, 6001, Foz do Iguaçu-PR)
Vigência: até 13 de agosto
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h 
Ingressos: R$ 18 e R$ 9 (meia entrada); gratuito para moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros
Informações: ecomuseu@itaipu.gov.br | (45) 3520-5816 
https://ingressos.turismoitaipu.com.br/p/itaipu-ecomuseu

O JIE publicou:

Ecomuseu celebra os 45 anos de Itaipu com quatro novas exposições

Mostras do Ecomuseu revelam as sólidas relações entre Itaipu e a região

Versão para impressão