Dia da Água: começa distribuição de canudinhos de inox. Você já recebeu?

Dia da Água: começa distribuição de canudinhos de inox. Você já recebeu?

15h58 - 22/03/2019

Jeferson Bofinger recebe kit de Rodrigo Cupelli, da Divisão de Educação Ambiental. (Fotos: Lúcio Horta)

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), a Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD) começou a distribuição de canudinhos de inox e escovas de limpeza para os empregados e empregadas. O objetivo é estimular a substituição de produtos descartáveis por materiais sustentáveis, que não agridem a natureza.

Como demonstrou o JIE nesta semana, não é um problema qualquer: estima-se que cem mil toneladas de canudinhos de plástico sejam despejadas nos oceanos anualmente, provocando poluição e morte de peixes.

Para Cláudio Aparecido dos Santos, todas as ações que beneficiam o meio ambiente devem ser estimuladas.

Vão receber o produto por malote todos os empregados brasileiros e os paraguaios que trabalham em áreas binacionais (Técnica, Informática e Almoxarifado). A entrega simbólica dos primeiros kits ocorreu no início da tarde, no saguão do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).

“É uma iniciativa muito boa. Todas as ações que visam o benefício para o meio ambiente são favoráveis”, afirmou Cláudio Aparecido Alves dos Santos, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD). Ele garante que vai usar o produto. “Com certeza. Se eu não usar, a minha neném vai. Ela vai querer tomar de mim”, brincou.

Assista: Rodrigo Cupelli, da Divisão de Educação Ambiental, explica os motivos da ação e a importância de consumir produtos sustentáveis.

Para Eduardo Ferraz Costa, também da MARP.CD, a ação ajuda o meio ambiente e, principalmente, promove a conscientização das pessoas. “Ser sustentável hoje em dia é fundamental para todos nós. Essa ação ajuda a eliminar um pouco mais o volume de plástico na natureza e difunde o uso de produtos sustentáveis.”

Lucilei Bodaneze Rossasi (MAPE.CD), que participou da distribuição, lembra que os canudinhos são parte de uma série de ações que estimulam o consumo consciente - dentro e fora da empresa. Segundo ela, as mudanças climáticas exigem que todos tenhamos responsabilidade na proteção da natureza. “É uma atitude de cidadania. Não dá mais para esperar pelos outros. Estamos em um ponto crucial para o nosso planeta”, disse.

“Ser sustentável hoje em dia é fundamental para todos nós", afirmou Eduardo Ferraz Costa.

Rodrigo Cupelli (MAPE.CD) reforçou que ações como a distribuição de canudos descartáveis e a substituição de copos de plástico por louça (prática estimulada na empresa) não eliminam a poluição do planeta no curto prazo, mas ajudam na conscientização e na mudança de comportamento.

O JIE publicou

Educação Ambiental distribui canudinhos de inox para empregados

Os kits prontos para distribuição no Refúgio Biológico Bela Vista. Empregados vão receber por malote.

Versão para impressão