Designer explica a utilização do software livre em projetos em 3D

Designer explica a utilização do software livre em projetos em 3D

11h17 - 16/10/2015

Cícero Moraes durante apresentação na Latinoware 2015, no Cineteatro dos Barrageiros: novas possibilidades em 3D.

O 3D designer Cícero Moraes apresentou nesta quinta-feira (15), dentro da programação da Latinoware 2015, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a palestra “Ajudando animais e pessoas com o Blender 3D”, destacando os benefícios da utilização do software livre para estruturação de projetos no formato 3D.

O Blender é um software de modelagem e animação, utilizado como suporte para impressoras 3D. O sistema possibilita materializar projetos virtuais, unindo computação gráfica a outros campos da ciência e da tecnologia.

Durante a apresentação, Cícero mostrou trabalhos realizados em sua carreira, como a reconstituição das faces de Santo Antônio de Pádua, Maria Madalena e ancestrais humanos, e também construções de próteses para animais como jabuti, flamingo e tucanos. Com isso, o designer tornou-se referência internacional no campo da Antropologia Forense.

Além de designer especializado em reconstrução facial digital, Moraes é vice-coordenador da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol) e integrante do grupo de pesquisas arqueológicas Arc-Team, da Itália.

No site www.ciceromoraes.com.br é possível, a partir de cadastramento, obter gratuitamente o ebook Manual de Reconstrução Facial 3D: Aplicações com código aberto e software livre.

Sobre a Latinoware

A programação Latinoware 2015 segue até sexta-feira (16). O evento é promovido pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Mais informações no site www.latinoware.org.

Versão para impressão