De visitado a visitante: Seu Arruda, parceiro de Itaipu, conhece a usina

De visitado a visitante: Seu Arruda, parceiro de Itaipu, conhece a usina

17h06 - 13/03/2019

O produtor rural Luiz Antônio Arruda, 62 anos, estava esperando se casar para cumprir uma dívida histórica: visitar pela primeira vez a usina hidrelétrica de Itaipu. E cumpriu. Na manhã desta quarta-feira (13), ele e a esposa Roseli Meira Arruda, 50, fizeram uma visita técnica à maior geradora de energia elétrica do mundo. Eles foram acompanhados pelo colega Kleber Vanolli (MA.CD).

Luiz Arruda e a esposa Roseli. Ele de São Miguel do Iguaçu, ela de Cascavel. Moradores da região que só conheceram Itaipu agora. Fotos: Nilton Rolin

Arruda é parceiro da Itaipu desde 2002, quando começou a se interessar pela agricultura orgânica. “Na época, diziam que a gente era fã de veneno: não podia ver um inseto que já queria matar”, brincou. A guinada para a produção orgânica há 17 anos fez de Arruda um modelo para o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu. Sua propriedade de 4,8 hectares, em São Miguel do Iguaçu, serve de exemplo para visitantes que querem aprender sobre a produção agrícola livre de agrotóxicos.

O diretor Kaminski e os colegas da Coordenação receberam o parceiro antigo dos programas ambientais.

“Converso com muita gente por telefone há anos e, só agora, pude conhecer pessoalmente”, diz Arruda, que, antes da visita técnica, passou pela Diretoria de Coordenação, responsável pelas programas ambientais da Itaipu. Além de ver os colegas da área, ele foi recebido pelo diretor de Coordenação, Newton Kaminski.

Que a próxima visita não demore tanto.

Casado em 1º de fevereiro deste ano, Arruda conta que já recebeu convites no ano passado para visitar Itaipu. Mas ele quis vir acompanhado. “Estava esperando o casamento para vir com ela”, disse o agricultor, apontando com a cabeça para a esposa. “A gente não tinha oportunidade de conhecer e, finalmente, viemos juntos”, complementou Roseli. Sobre Itaipu? Os dois ficaram emocionados com o tamanho da barragem. "É emocionante estar tão próximo de um monstro como Itaipu", afirmou Arruda.

Arruda e Itaipu

Luiz Antonio Arruda é produtor rural orgânico e tem um convênio com a Itaipu para apresentar a sua propriedade aos interessados neste tipo de agricultura. Além de conhecer as várias práticas da produção orgânica, o visitante pode experimentar um almoço orgânico.

 

Versão para impressão