Da tempestade ao arco-íris, "Você, repórter" traz cenas dos céus da região

Da tempestade ao arco-íris, "Você, repórter" traz cenas dos céus da região

11h40 - 30/05/2019

As chuvas de outono garantiram fotos surpreendentes feitas pelos colegas de Itaipu em ambientes da usina e da região Oeste. Da tempestade ao arco-íris, do pouso à revoada, o "Você, repórter" traz os registros feitos por Andréia Cláudia Alves (AI.BR), Edino Krug (MARP.CD) e Namir Barros (SMMU.DT).

No início do mês, o colega Namir encaminhou uma foto da usina com o céu ao fundo, cheio de nuvens, e as cores bem características do mês de maio.


Foto: Namir Barros (SMMU.DT).

Mas nem só o cinza impera nos céus de outono. A luz típica desta estação e a umidade do ar promovem espetáculos aos finais de tarde, como nessa terça-feira (28). Ao final do expediente, a colega Andréia registrou um arco-íris que parecia transpassar uma árvore.



Fotos: Andréia Cláudia Alves (AI.BR).

Em seu trabalho de campo, o técnico Edino Krug (MARP.CD) pôde presenciar a chegada de uma tempestade em Marechal Cândido Rondon. Ele também conseguiu registrar ótimas imagens da fauna local, como de patos selvagens, de urubus e do majestoso gavião, que vivem no entorno do reservatório de Itaipu.




Tempestade registrada por Edino Krug (MARP.CD).

A biodiversidade promovida pela recuperação de áreas degradadas, impulsionada pelo trabalho da Itaipu, pode ser conferida às margens do lago - e até na sala do escritório de Santa Helena, que recebeu uma "visita de cortesia" da cobra-cipó. Habituados com a fauna local, o pessoal do escritório sabe como agir diante destes encontros. O manejo dos animais só deve ser feito por profissionais da área, para evitar eventuais acidentes às pessoas e também aos animais. Lembre-se: matar cobras é crime ambiental!


Olha a cobra! E era verdade.. conforme mostra a foto de Edino Krug.

Veja abaixo alguns registros de aves:



Fotos: Urubus e gavião se abrigam em madeira em área de Itaipu. Fotos: Edino Krug

Em seu trabalho de campo, o colega também aproveitou para fazer uma série de fotos com o tema "espelhos", sobre os reflexos da paisagem nas águas. O técnico, que tem usado um drone para ajudar no monitoramento ambiental de Itaipu, também capturou imagens aéreas do Rio Marreco. Veja abaixo as imagens.



Caso tenha uma foto curiosa como as do colega, ou simplesmente algum registro de uma bela paisagem, encaminhe para o "Fale com a Imprensa". Sua contribuição pode se tornar história aqui no JIE!

Versão para impressão