Curso possibilita a produtores rurais utilizarem homeopatia

Curso possibilita a produtores rurais utilizarem homeopatia

08h17 - 09/05/2019

Fonte: O Presente

A homeopatia como alternativa para o modelo tradicional de combate à pragas e doenças é uma prática com resultados positivos, segundo o técnico da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Juliano Casagrande. O tema é conteúdo de um curso de três módulos, em andamento no município de Palotina. O primeiro encontro ocorreu no último domingo (05), outra etapa será realizada dia 30 e o encerramento está previsto para o mês de junho.

O que é homeopatia, princípios e pilares, onde aplicar, como utilizar, além de outras questões teóricas foram abordadas no primeiro encontro. Os outros dois módulos se destinarão à parte prática sobre como fazer os remédios e sua utilização em vegetais e animais.

O objetivo é suprir uma demanda de agricultores que estão se inserindo no processo, tendo em vista que, dos 41 assessorados pela Biolabore, todos fazem uso, de alguma forma, de produtos homeopáticos, segundo Casagrande. “Desta forma há demanda por este tipo de capacitação”, frisa. O técnico destaca que, muitos queriam fazer um nivelamento e outros pretendiam conhecer as técnicas aplicadas.

De acordo com Juliano Casagrande, é uma demanda crescente e uma forma de amenizar prejuízos e deficiências do modelo tradicional de combate à pragas e doenças, o que pode diminuir os custos de produção e oferecer produtos de melhor qualidade com preservação da água e recursos naturais.

Acredita-se que outras pessoas também são beneficiadas indiretamente pelo compartilhamento de informações e conhecimento feito pelos próprios produtores.

O treinamento conta com apoio da Prefeitura de Palotina, Emater e do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Itaipu Binacional.

Versão para impressão