"Corrente do Bem" marca a celebração do Dia Mundial da Água no Oeste do Paraná

"Corrente do Bem" marca a celebração do Dia Mundial da Água no Oeste do Paraná

16h28 - 21/03/2019

O dia 22 de março foi instituído pela ONU como a data oficial para conscientização e preservação da água. Foto: Freepik

A Itaipu Binacional e parceiros vão distribuir 200 mil lembretes sobre a importância da atitude pessoal para a conservação dos recursos naturais. Com a mensagem "Minha atitude faz a diferença", as fitas - semelhantes àquelas de Nosso Senhor do Bonfim ou de Nossa Senhora da Aparecida - serão entregues nos 54 municípios do Oeste e Bacia do Paraná 3. A iniciativa, para sensibilizar a população sobre a importância de se preservar a água, é parte das ações pelo Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22).

A “Corrente do Bem”, nome dado ao projeto, tem o objetivo de fazer com que todos que recebam as fitas firmem um compromisso de praticar ao menos uma ação para contribuir com o planeta. São propostas simples, como diminuir o uso de copos descartáveis, frear as práticas consumistas, dar preferência aos produtos orgânicos, e, principalmente, evitar o desperdício de água.

Para a coordenadora das ações, Lucilei Bodanezi, da Divisão de Educação Ambiental, esse é o momento de alertar o maior número possível de pessoas sobre a importância de se preservar esse recurso essencial. “É uma obrigação do Poder Público garantir que todos tenham acesso a água. Mas é um dever de cada cidadão zelar por esse bem tão precioso. Não estamos mais em um momento em que se tem água em abundância. Se o consumo desenfreado continuar, as próximas gerações serão prejudicadas.”, disse. 

As ações da equipe estão ligadas à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) para a data. Com o slogan “Água para todos”, a ONU também alerta para os riscos do desperdício e a possibilidade de escassez, ressaltando que, ao redor do mundo, 2,1 bilhões de pessoas ainda não tem acesso à água potável.

Ações durante o mês de março 

Além da mobilização preparada para o Dia Mundial da Água, o mês de março ainda terá uma série de ações que serão desenvolvidas nos municípios. Entre elas, está o plantio de árvores, recuperação de nascentes, palestras sobre o meio ambiente, exibição de documentários e práticas de conscientização. Algumas dessas atividades estão integradas ao Programa Encontros e Caminhos. A coordenação das quase 80 atividades nos municípios será feita pelos Gestores Municipais de Educação Ambiental.

Segundo Lucilei, a previsão é de que cerca de 100 mil pessoas sejam envolvidas nos programas. “Esse é um dos diferenciais deste ano. Elaboramos ações diversificadas para atingirmos um número maior de participantes. Temos a colaboração de universidades, escolas, Corpo de Bombeiros, sociedade civil organizada e muitos outros parceiros unidos na missão de conscientizar.”, relatou. 

Versão para impressão