Cipa convida: participe do ciclo de palestras sobre trânsito seguro nesta quarta-feira (29)

Cipa convida: participe do ciclo de palestras sobre trânsito seguro nesta quarta-feira (29)

14h15 - 27/05/2019

Os colegas conscientes e preocupados com a segurança de suas famílias no trânsito já têm compromisso na manhã desta quarta-feira (29). A partir das 8h30, no Auditório Integração, três palestrantes vão falar sobre temas relacionados ao nosso comportamento atrás do volante e também como pedestres. A ação faz parte da iniciativa Maio Amarelo, apoiada pela Itaipu por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Empregados(as), estagiários(as), menores aprendizes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIITs) e terceirizados(as) estão convidados a participar do evento. Não é preciso se inscrever: basta comparecer. 

Distribuição de panfletos foi uma das ações do Maio Amarelo. Foto: Nilton Rolin.

A agente Luíza Lux, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai falar sobre medidas para prevenir as causas mais comuns de acidentes no trânsito: ingestão de álcool, excesso de velocidade e uso do celular na direção. 

Em seguida, os apaixonados por motocicletas poderão conferir algumas dicas de segurança com o colega Márcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral (AS.GB). E ele entende do tema: piloto profissional, Márcio foi campeão do SuperBike Brasil 2018. Aliás, será reservado um espaço ao lado do Auditório de Integração específico para o estacionamento de motocicletas. Mais facilidade para aqueles que quiserem conferir a palestra.  

Bortolini vai falar aos motociclistas. Foto: Sampa Fotos.

A palestra “Vacina contra os acidentes – Motoristas vs. Pedestres", ministrada pelo colega Heriberto Velázquez, da Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho (RHSS.AE), encerra as atividades.

Serão palestras curtas e dinâmicas, com muitas oportunidades de aprendizado. O assunto é de interesse geral, mesmo de quem não dirige – afinal, o trânsito é formado por todos nós. 

Sobre a campanha

O Movimento Maio Amarelo visa conscientizar pedestres e motoristas para reduzir o número de acidentes no trânsito. A ação é coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil e coloca em pauta a segurança, envolvendo os mais diversos segmentos – desde órgãos do governo até empresas, entidades e sociedade civil como um todo – em um debate acerca do trânsito e suas questões. 

A campanha é realizada tradicionalmente em maio, devido ao decreto emitido pela Organização das Nações Unidas (ONU) referente à Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. A cor amarela é empregada não apenas por representar a advertência no trânsito, mas por simbolizar um estado de atenção.

Na Itaipu, a campanha vem sendo divulgada desde o início do mês por meio de um painel de led junto à barreira de controle, especialmente nos horários de maior movimento – início e fim do expediente na usina.

O JIE publicou

Maio Amarelo: Cipa orienta empregados(as) sobre cuidados no trânsito

Maio Amarelo: segurança e atenção no trânsito são temas de palestras na Itaipu

Cuidados no trânsito: Itaipu apoia a iniciativa Maio Amarelo

 

Versão para impressão