Campanha Janeiro Branco: cuide da sua mente, cuide da sua vida

Campanha Janeiro Branco: cuide da sua mente, cuide da sua vida

11h23 - 18/01/2019

Aproveite o começo do ano para pensar em formas de melhorar sua vida. Foto: Divulgação/Campanha Janeiro Branco.

Em outubro de 2013, inspirados pela Campanha Outubro Rosa daquele ano, psicólogos e psicólogas de Uberlândia (MG) tiveram uma ideia: “virada de ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza. Vamos, então, aproveitá-lo e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes.”

A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais saúde mental em suas vidas.

Assim nasceu a Campanha Janeiro Branco – uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à saúde mental. E, para falar mais sobre esse tema, as equipes da Psicologia Organizacional e Medicina do Trabalho de Itaipu prepararam um texto com mais informações e dicas para cada um refletir sobre a própria vida. 

Conforme diz o texto, que pode ser lido clicando aqui, “os profissionais da saúde da IB-ME estão à disposição para orientações em saúde mental. Em Curitiba, contate o Serviço Médico pelo ramal 4084, em Foz do Iguaçu contate o Ambulatório Médico (ramal 5732), a psicologia organizacional (6302) e/ou o serviço social (6982)”.

Versão para impressão