Atitudes simples podem ter grande impacto na qualidade de vida

Atitudes simples podem ter grande impacto na qualidade de vida

18h09 - 13/08/2019

 


Karan, à dir: dicas de cuidados e reflexões sobre o estresse da vida contemporânea. Fotos: Romeu de Bruns

“O que é qualidade de vida para você?”. Foi com perguntas simples como essa e muito bom humor que o palestrante Marcelo Karan procurou envolver e provocar reflexões entre os participantes da Sipat 2019 no escritório de Curitiba, nesta manhã de terça-feira (13), durante a palestra “Saber cuidar-se: pequenas atitudes geram grandes resultados”.

Alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, um posto de trabalho ergonomicamente preparado, bom clima com os colegas, tempo para o lazer e a família. Enfim, foram várias as contribuições dos colegas – e todas acertadas – sobre o que contribui para a qualidade de vida.


Pausa para respirar: técnicas de meditação, mesmo quando praticadas por poucos minutos, são importante ferramenta no gerenciamento do estresse.

“Mas, antes de tudo”, ensinou Karan, “é preciso ter equilíbrio. E equilíbrio começa pelo corpo, ter uma boa postura. Muitos de nós se esquecem que são um corpo. Negligenciam cuidados simples, como fazer pequenas pausas no trabalho, se hidratar, se alongar. Daí o corpo se torna porta de entrada para muitos problemas”, completou.

Falta de tempo não é desculpa. “Já viu um infartado não ter tempo para caminhar?”, questionou Karan. “Tempo é questão de escolha e prioridade. A falta de tempo é má administração pessoal”, resumiu.


Palestra também contou com sorteio de brindes aos participantes.

Evidentemente, o palestrante reconheceu as atribulações da vida moderna, mas justamente por isso, é necessário sempre parar e refletir sobre como estamos em relação à vida, nos aspectos físico, mental, sexual, espiritual, emocional, relacional e profissional.

“A vida é dinâmica e por isso precisamos de balanços periódicos. É necessário se conhecer, saber quais são seus padrões virtuosos, seus vícios, o que provoca ansiedade, saber identificar uma depressão, aprender a dividir tarefas e não se sobrecarregar desnecessariamente. Enfim, precisamos saber gerenciar o nosso estresse”.


Ao final do evento, o integrante da Cipa, Jeferson Eslabão de Quadros, presenteou o palestrante com um kit da Itaipu.

O JIE publicou

Menos regras, mais humanização: palestra aborda relação com as novas tecnologias

Show musical e palestra sobre "segurança nas alturas" marcam abertura da Sipat 2019

Sipat 2019: palestra sobre ergonomia é antecipada para as 14h15

Sipat 2019 começa nesta segunda-feira (12). Saiba como participar!

Anote na agenda e participe: Sipat 2019 começa na segunda-feira (12)

Garanta a sua inscrição nas oficinas da Sipat 2019

Sipat 2019 terá como tema a ergonomia no trabalho

 

Versão para impressão