Assessor de Silva e Luna no Ministério da Defesa reforça equipe da Coordenação

Assessor de Silva e Luna no Ministério da Defesa reforça equipe da Coordenação

10h47 - 12/04/2019

O coronel Jorge Ricardo Aureo Ferreira, doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, é o novo assessor especial da Diretoria de Coordenação. Ele foi apresentado à equipe na terça-feira (9) pelo diretor-geral brasileiro, Joaquim Silva e Luna, e pelo diretor de Coordenação, Newton Kaminski.

Novo assessor especial com a equipe da Coordenação e da Direção Geral de Itaipu: time ganhou reforço.

Aureo Ferreira é mineiro e tem ampla experiência na área administrativa. Ele integra a equipe do general Silva e Luna desde 2005, quando o atual diretor-geral brasileiro de Itaipu foi chefe de gabinete do comandante do Exército.

Desde então, atuou com o general na chefia do Estado-Maior do Exército (2005-2010); foi secretário de Administração, do Conselho da Justiça Federal (2012-2014); ordenador de despesas do Hospital das Forças Armadas em dois períodos (2014-2016 e a partir de 31 de maio de 2017); e ordenador de despesas do Ministério da Defesa (2016-2017).

Áureo Ferreira: “Os projetos que pudermos contribuir para aperfeiçoar, melhorar, vamos apresentar uma proposta".

Na Diretoria de Coordenação de Itaipu, uma das missões será analisar os convênios da área e verificar se têm aderência à missão da empresa. Essa é uma diretriz de gestão que foi fortemente destacada pelo diretor-geral brasileiro na conversa que teve com os empregados, também na terça-feira, no Cineteatro dos Barrageiros.

Aureo Ferreira conhece bem o assunto. No Ministério da Defesa, por exemplo, há um setor especializado exatamente em convênios com prefeituras (o programa Calha Norte).

O diretor-geral brasileiro, Joaquim Silva e Luna, participou da apresentação do colaborador na Coordenação.

“Tudo o que estiver dentro dos princípios consagrados pela administração pública e dentro da missão de Itaipu, não tem por que mudar”, afirmou. “Os projetos que pudermos contribuir para aperfeiçoar, melhorar, vamos apresentar uma proposta. Porque às vezes a ideia está correta, mas no papel está carente de alguma informação”, completou.

No dia 5, antes mesmo de assumir o cargo, o novo assessor acompanhou a visita do secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, à Itaipu. Seif Júnior conheceu projetos e pediu o apoio da empresa para desenvolver o mercado de pescados no Brasil.

Hoje coronel da reserva do Exército, Aureo Ferreira tem ampla experiência na área administrativa.

Além do doutorado em Operações Militares (1995), Aureo Ferreira tem MBA Executivo em Administração de Negócios (pela FGV, em 2004); especialização em Política, Estratégia e Administrações Militares (2004) e mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1988).

Versão para impressão