Ação do Dia da Árvore na Itaipu propõe um compromisso: plante a sua!

Ação do Dia da Árvore na Itaipu propõe um compromisso: plante a sua!

16h01 - 20/09/2019

Ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (20). Foto: Alexandre Marchetti.

Em uma ação diferenciada, a Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD) da Itaipu coordenou, nesta sexta-feira (20), a entrega de quase duas mil unidades de um “lápis-semente”. O presente foi confeccionado pela área para celebrar o Dia da Árvore, comemorado neste sábado, 21 de setembro.

Ao todo, 1.900 unidades foram entregues em diversos pontos da usina: Barreira de Controle, Centro de Recepção de Visitantes (CRV), Centro Executivo, Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) e Escritório de Curitiba. Unidades do material também foram distribuídas dentro das vans, ônibus e micro-ônibus da Itaipu.

Entrega dos presentes foi dinâmica, visando alcançar um maior número de pessoas ao mesmo tempo. Foto: Rubens Fraulini.

Os lápis são feitos de madeira de reflorestamento não resinada e contam com um compartimento contendo sementes de duas espécies de árvores frutíferas: araçá e goiaba. O kit também acompanha um encarte com instruções para o plantio e identificação.

Ao contrário de outros produtos, que costumam ser entregues nominalmente aos empregados e colaboradores da usina – normalmente, via malote –, os “lápis-semente” foram entregues de maneira mais casual, explicou o coordenador da ação, Rodrigo Cupelli (MAPE.CD). O objetivo, segundo ele, foi deixar a ação mais dinâmica, abrangendo um maior fluxo e diversidade de pessoas ao mesmo tempo. "Por isso a escolha da Barreira de Controle e dos Transportes da Itaipu para a entrega da maior quantidade de lápis possível", destacou. Sendo assim, não há previsão de entrega por malote.

Dois tipos de lápis foram entregues, contendo sementes de araçá e goiaba. Foto: Rubens Fraulini.

Caso algum colaborador por ventura não tenha recebido um exemplar, a Divisão de Educação Ambiental deixará algumas unidades disponíveis para retirada na administração do Ecomuseu de Itaipu. Os interessados em adquirir uma unidade terão a chance de retirá-la no local em horário de maior conveniência, como no início ou final do expediente, mas a quantidade é limitada.

A Divisão de Educação Ambiental avaliou positivamente a ação. Segundo Rodrigo, tanto na Barreira de Controle como em outros locais, as pessoas que receberam o “lápis-semente” elogiaram a iniciativa, além de comprometerem-se a plantar as sementes contidas na unidade.

Em cada unidade entregue, um compromisso assumido pelo meio ambiente. Foto: Alexandre Marchetti.

“Todos nós somos responsáveis pelo mundo que queremos. Se comprometer com uma ação, mesmo que simples, já gera um resultado positivo”, afirmou Rodrigo. “As árvores são essenciais à vida de inúmeras maneiras e, para a Itaipu, são importantes para a segurança hídrica, já que compõem as matas ciliares que ajudam a preservar o Lago de Itaipu e a quantidade de água reservada para a geração de energia”, complementou.

Área de Preservação

Reconhecimento da Unesco pela preservação de Itaipu. Foto: Caio Coronel.

As ações da Itaipu em prol da conversação do planeta vão dos pequenos gestos perante seus colaboradores até as gigantes medidas de proteção ao bioma brasileiro. Em julho deste ano, uma área de mais de 100 mil hectares da Itaipu Binacional ganhou o status de Reserva da Biosfera. O título foi oficializado pela chancela do Programa “O Homem e a Biosfera” (MaB, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2017, áreas da margem paraguaia da empresa também foram reconhecidas pelo programa. Confira a matéria completa produzida pelo JIE clicando aqui

O JIE publicou

Nesse Dia da Árvore, a Itaipu ajuda você a deixar uma marca no planeta

Versão para impressão