12ª edição do Torneio de Arremesso de Celular bate recorde antes de acontecer

12ª edição do Torneio de Arremesso de Celular bate recorde antes de acontecer

15h09 - 16/09/2019

O torneio de arremesso de celular, organizado pela Itaipu, será no dia 22 de setembro. Foto: Caio Coronel

A 12ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular já bateu recordes antes mesmo de começar. A organização recebeu o maior número de doações de alimentos não perecíveis de todos os tempos – são mais de 12,5 toneladas confirmadas por mais de 40 parceiros, e a maior quantidade de apoiadores: 21 empresas até agora. Esse “esquenta” é só um pouquinho do que vem por aí. 

A programação acontece daqui a menos de uma semana, no domingo (22), no Gramadão da Vila A, e a expectativa é receber muita gente para essa festa, que reúne solidariedade, conscientização ambiental e uma categoria de esporte inusitada. Além das doações já recebidas, os alimentos que forem arrecadados no dia serão distribuídos para entidades assistenciais de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Céu Azul e Medianeira. Para se inscrever e arremessar o celular, é preciso doar dois quilos de alimentos não perecíveis.

Toneladas de solidariedade: alimentos repassados no evento de 2018. Foto: Adenésio Zanella.

Neste ano, a organização é da Itaipu Binacional e marca as comemorações dos 45 anos da Segurança Empresarial da empresa. A iniciativa conta com o apoio fundamental do Rotary Club Santa Terezinha de Itaipu, Lions Club Cataratas e Associação Recreativa e Esportiva Segurança Física (Aresf). O torneio será realizado em conjunto com o 7º Passeio Ciclístico Solidário, organizado pelo Rotary Club de Foz do Iguaçu Grande Lago, com apoio de Itaipu. A largada será no Gramadão, com dois percursos programados: um de 14 quilômetros e outro de 30 quilômetros.

Para o idealizador do torneio, Gabriel de Campos Neto, da Divisão de Segurança da Central da Itaipu, o sucesso do evento se deve a uma rede de voluntários. “Estamos recebendo apoio de empresas de diversos segmentos da sociedade e de várias cidades do Paraná e Santa Catarina. Uma ajuda que será bem-vinda para centenas de pessoas”, afirmou.

Para o diretor-geral brasileiro da usina, general Joaquim Silva e Luna, a adesão ao evento demonstra uma grande união de empresas e pessoas em prol de ajudar a quem precisa. “É gratificante saber que a Itaipu faz parte desse projeto”.

Premiação

Para os competidores, os prêmios serão divididos em três categorias (infantil, juvenil e adulto), do primeiro ao terceiro colocados, no masculino e no feminino. Ao todo, serão 18 contemplados.

Os melhores colocados vão receber: smartphone Xiaomi MI 8 lite 64 GB 4 GB RAM (1º lugar em cada categoria); leitor de livros digital Kindle 10ª geração 8GB (2º lugar); e relógio Smart Watch Xiaomi Amazfit BIB (3º lugar). A cerimônia de premiação está prevista para as 16h30.

Coleta de lixo eletrônico está na programação. 

Dia de ação 

Paralelamente aos eventos, no dia haverá uma série de serviços e uma programação extensa oferecidas ao público, como orientações e exames de saúde, apresentação de adestramento de cães, exposição de carros antigos e de um blindado do Exército, além de atividades para crianças.

O destaque será a 10ª edição do Mutirão de Resíduos Eletrônicos, com posto para coleta do chamado lixo eletrônico (computadores de mesa, notebooks, celulares, monitores e eletroeletrônicos em geral). Não serão recebidos toners, pilhas e lâmpadas. O objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo eletrônico.

Passeio Ciclístico

A concentração para o 7º Passeio Ciclístico Solidário será às 7h, no Gramadão da Vila A, com largada prevista para as 8h. O percurso de 14 quilômetros será entre o Gramadão e a Barreira de Controle de Itaipu, com participação livre para todas as idades.

Já o percurso de 30 quilômetros será do Gramadão até o Mirante Central de Itaipu e, de lá, retorno até o Gramadão. Poderão participar ciclistas a partir de 12 anos e, para este percurso, é obrigatória a inscrição prévia (basta preencher o formulário neste link: http://abre.ai/circuitodeciclismoitaipu).

Nos dois percursos, os participantes deverão usar luva e capacete. Mais informações pelo telefone (45) 9 8823-0667.

Versão para impressão