Óia o Roteiro! Programação tem Fartal e Festa Junina no Sesc

Óia o Roteiro! Programação tem Fartal e Festa Junina no Sesc

09h46 - 07/06/2019

Junho chegou e trouxe com ele aquele clima gostoso dos arraiás! O Roteiro Cultural dessa semana traz a programação da Fartal 2019, a Festa Junina do Sesc, Copa do Mundo Feminina e muitas outras opções para você aproveitar a folga. 

Fartal 2019

A festa faz parte das celebrações ao aniversário de 105 anos de Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação. 

A programação para o fim de semana começa com a 43ª edição da Feira de Artesanato e Alimentos de Foz do Iguaçu (Fartal). A maior festa popular da fronteira começou na quinta-feira (6) e vai até segunda-feira (10), no Centro de Exposição Charrua.

O destaque das atrações do evento fica para os shows com cantores consagrados nacionalmente: 

Dia 6 (quinta) - Marília Mendonça    
Dia 7 (sexta) - Matheus e Kauan
Dia 8 (sábado) – Iza
Dia 9 (domingo) - Fernando e Sorocaba
Dia 10 (segunda) - Dani Russo e DJ Chris Leão


O show de Marília Mendonça, na quinta-feira (6), levou 60 mil pessoas à Fartal. Foto: Felipe Matheus

Haverá também apresentações com artistas locais, exposições de artesanato, espaço gastronômico, parque de diversões e, claro, o desfile para celebrar o aniversário de 105 anos do município. 

Na quinta e na sexta-feira, os portões serão abertos às 19h. No sábado, às 16h, e, no domingo, às 12h. Na segunda-feira (10), dia do aniversário da cidade, a programação começa às 9h30, com desfile. A praça de alimentação abre às 11h. 

Festa Junina no Sesc

O evento é organizado em parceria com a RPCTV. Foto: Divulgação 

A época dos arraiás finalmente começou! E quem já está ansioso para experimentar as comidas típicas das festas juninas, não pode perder o Paraná Junino, neste sábado (8), a partir das 15h, no Sesc. O evento terá apresentações circenses, quadrilha, contação de histórias e muita música, com o acordeonista Renato Borghetti. A entrada é gratuita. 

Jogue como uma garota! 

Todos os jogos da seleção também serão transmitidos na TV aberta - Globo e Band farão a transmissão. Foto: Divulgação.  

2019 é ano de Copa do Mundo Feminina. Enquanto as grandes jogadoras da nossa seleção estarão defendendo o Brasil na competição que será realizada na França, você poderá enviar a sua torcida para elas daqui de Foz. O bar Soy Loco Por Ti, em parceria com os movimentos Peita e Joga Miga, estarão preparando uma programação especial para o pessoal acompanhar os  jogos pela TV. 

O desafio começa neste domingo, às 10h30 com a estreia da seleção contra a Jamaica. O time volta a campo na quinta-feira (13) para a partida com a Itália, e encerra a primeira fase enfrentando a Austrália no dia 18 de junho. É a oportunidade para você juntar a sua galera e apoiar a seleção que busca o título inédito da competição.

Dia Mundial do Meio Ambiente


Além das ações práticas, o evento também promoveu a troca verde, recolhendo lixo eletrônico. Foto: Divulgação. 

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com a Itaipu, estará promovendo oficinas de conscientização ambiental para crianças e adultos no Cataratas JL Shopping. As ações seguem até sábado (7) no piso L2, a partir das 14h.

Espaço Aberto UniAmérica 

Relacionamentos abusivos, desenvolvimento cognitivo para autistas e psicologia forense são os temas que serão abordados nas palestras do Espaço Aberto UniAmérica nesta sexta-feira (7). A programação começa às 19h, e as inscrições podem ser feias por meio deste link: https://espaco.uniamerica.br/espaco-aberto

Cinema 

Essa é a segunda adaptação para os cinemas da clássica história dos quadrinhos, quando Jean Grey assume a personalidade da Fênix. Foto: Divulgação/Fox

Os mutantes mais poderosos da terra voltam a se reunir para uma nova missão. X-Men: Fênix Negra, que estreiou na quinta-feira (6) e marca o fim de mais uma saga de heróis no cinema. Dessa vez, o grupo liderado pelo Professor Xavier (James McVoy) precisará enfrentar Jean Grey (Sophie Turner, a Sansa Stark, de Game of Thrones) que adquire poderes cósmicos extraordinários, porém é tomada pela força do mal da Fênix Negra. O filme marca o final da saga, que começou em 2000, sob o comando da Fox e rendeu dez filmes. 

Outra atração nas telonas é o Festival Varilux de Cinema Francês 2019. Até o dia 19, o público vai poder conferir no Cinemark, do Shopping Catuai Palladium, o melhor das recentes produções da sétima arte francesa. A programação do festival está disponível aqui (https://bit.ly/2EUfGQy). 

Veja também outros filmes em cartaz no Cinemark (https://bit.ly/2KAWvyP) e no Cine Cataratas (https://bit.ly/2K4Zv7c)

Netflix

Black Mirror

A forma como a tecnologia é abordada é o que transformou a série em um marco. Foto: Divulgação/Netflix.

A série que impactou os espectadores ao redor do mundo por criticar o avanço tecnológico e os efeitos negativos que eles podem ter na sociedade, se usados de maneira incorreta, ganhou uma nova temporada. Os três novos episódios da 5ª temporada de Black Mirror já estão disponíveis na Netflix, e mais uma vez chamam a atenção pelos temas relevantes que abordam: realidade virtual, vício em celulares e inteligência artificial. 

Olhos que condenam 

A diretora Ava Duvernay foi indicada ao Oscar com o documentário A 13ª Emenda, em 2017, e pelo filme Selma, em 2015. Foto: Divulgação/Netflix  

Outro drama social que chegou nessa semana à Netflix é a minissérie Olhos que Condenam. Dirigida pela consolidada diretora Ava DuVernay, com duas produções indicadas ao Oscar, o drama conta a história real de cinco adolescentes de Nova York que foram condenados injustamente pelo estupro de uma jovem em 1989. 

O ponto alto da produção é apontar a forma irregular com que o processo foi conduzido, com promotores ignorando evidências que provariam a inocência dos acusados, e principalmente, denunciar como o racismo afetou a decisão judicial, visto que os adolescentes eram negros e latinos. 

As injustiças sociais são temas frequentes nas obras de Ava DuVernay. Foto: Divulgação/Netflix

Filmes 

 

Moonlight foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017 e entrou para o catálogo da Netflix no início deste mês. Foto: Divulgação/A24. 

 

Além das novas séries, o catálogo também está repleto de novos filmes para você curtir. De vencedores do Oscar como: Moonlight; Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel; Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei; Spotlight; Birdman; O Regresso: e O Pianista – aos clássicos Cult: O Profissional; Curtindo a Vida Adoidado; Cães de Aluguel; Akira; Os Irmãos Cara de Pau; e Filhos da Esperança. São muitas opções para assistir durante o descanso. 

Baladas

Sexta (7)

Zeppelin Old Bar - Legião Urbana cover Curitiba | Zeppelin

Guns N’ Beer Pub - Double Strike

Casa Urbana - Slammer - Hated - Bronca | Casa Urbana 

Arcade Bar - Sexta crew | Hip-Hop by DJ Gui Jay

Sábado (8)

Zeppelin Old Bar - Mustache | Classic Rock

A Casa – Tiago Rossato

Versão para impressão