Reconhecimento: Crea-PR concede a Homenagem do Mérito à Itaipu

Reconhecimento: Crea-PR concede a Homenagem do Mérito à Itaipu

16h29 - 27/02/2018


O diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, recebe das mãos de Célia Neto Pereira da Rosa, do Crea-PR, a placa que simboliza a homenagem.

A Itaipu Binacional – considerada um ícone das engenharias – foi uma das quatro entidades a receber do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) a sua mais alta honraria, a Homenagem do Mérito, em cerimônia solene realizada na noite desta segunda-feira (26), no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba.

“Posso dizer que nosso sentimento é o mesmo que contagia a todos os profissionais da equipe técnica que fizeram a história da Itaipu ao longo desses 34 anos de operação: orgulho. É com eles que divido esse prêmio de reconhecimento pela excelência”, disse o diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, que representou a empresa, ao receber a honraria pelas mãos da engenheira civil e chanceler do evento, Célia Neto Pereira da Rosa.

O DGB ainda recapitulou outros importantes prêmios de reconhecimento recebidos pela Itaipu, com destaque para o Water for Life, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento à melhor gestão de recursos hídricos do mundo. “A Itaipu é uma usina de recordes, de integração entre o Brasil e Paraguai, bem operada e mantida pelo seu corpo técnico.”

Também foram laureadas a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, a Lab Soluções Tecnológicas e a Flávio Freitas Dinão (consultoria e treinamento). Houve ainda tributo a profissionais – todos indicados pelas câmaras especializadas do conselho em função dos relevantes serviços prestados à Engenharia e à Agronomia paranaenses.

Além dos próprios homenageados e de representantes das empresas, também compareceram autoridades, familiares, amigos e ainda diretores, conselheiros e inspetores do Crea-PR.

Relevantes serviços


O presidente do Confea, Joel Krüger, relembrou as entidades que antecederam o Sistema Confea e citou as relevantes contribuições paranaenses.


Para o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, o funcionamento da primeira turbina de Itaipu "marcou o curso da história".

A homenagem é anual e organizada pela Comissão do Mérito. Neste ano, a comissão foi composta pela engenheira civil Célia Neto Pereira da Rosa, coordenadora e chanceler; pelo engenheiro químico Ivo Brand; e pelo engenheiro eletricista Fernando Nunes Patrício.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil Joel Krüger, relembrou a história das entidades que antecederam o Sistema Confea e citou as relevantes contribuições das engenharias, geociências e agronomia paranaense. “Nada mais justo que a reverência a todos os profissionais vivos e in memorian que se destacaram em suas trajetórias”, disse. “Muitas das soluções para os desafios estão nas mãos dos profissionais das engenharias, geociências e agronomia.”

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, ressaltou a importância do Paraná como vitrine no Conselho Federal, elevando os valores da engenharia do estado. Ele também citou a Itaipu como referência de memória afetiva. “Quando a primeira turbina entrou em funcionamento eu entrava na universidade para cursar engenharia civil. Algo fantástico, que marcou o curso da história.”

A Homenagem do Mérito foi criada pelo Crea-PR em 1994, para, de acordo com o ato que a definiu, “homenagear profissionais, personalidades nacionais e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao sistema Confea/Crea, bem como à engenharia e agronomia em suas diversas modalidades, no estado do Paraná”.


O DGB representou a Itaipu na homenagem.

Empresas homenageadas

Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná
Flávio Freitas Dinão – ME
Itaipu Binacional
Lab Soluções Tecnológicas

Profissionais homenageados

Engenheiro Civil Everaldo Pletz
Engenheiro Mecânico João Antonio Gomes Braga
Engenheira de Segurança do Trabalho Luciana Skroski Castro
Engenheira Agrônoma Mariângela Hungria da Cunha
Engenheiro de Minas Renato Cesar Reveles Pereira

Homenagens In Memorian

Engenheiro Industrial Aldo Sani
Engenheiro Civil Cássio Bittencourt Macedo
Engenheiro Químico e Geólogo João José Bigarella
Engenheiro Agrônomo José Tadashi Yorinori
Engenheiro Eletricista Wilson Rodrigues Moreira

Veja mais imagens







Versão para impressão