Novo diretor administrativo de Itaipu toma posse em Curitiba

Novo diretor administrativo de Itaipu toma posse em Curitiba

14h44 - 19/02/2018


Na presença dos demais diretores da margem esquerda, João Pereira assina o termo de posse.

O novo diretor Administrativo da Itaipu, João Pereira dos Santos, tomou posse nesta manhã desta segunda-feira (19), no escritório de Curitiba da binacional. Participaram da cerimônia todos os diretores brasileiros da Itaipu e Marcos Baumgärtner, ex-ocupante da pasta assumida por João Pereira e já aposentado. A filha e o genro do novo diretor, Juliani Pereira e Adeildo Fernandes, representaram a família na solenidade.

A nomeação foi feita pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (16).

João Pereira fez um rápido retrospecto dos 35 anos em que atuou na Itaipu.

“Ao tomar posse como diretor Administrativo da Itaipu, passa um filme na minha cabeça”, disse João Pereira, que iniciou na Itaipu como montador na Unicon, em 1981, e se aposentou como assistente do Diretor Administrativo. “Foram 35 anos de muitos desafios. Agora retorno para continuar a trabalhar, não mais na construção da usina, mas na construção de uma gestão de pessoas que busque a eficiência e eficácia que os novos tempos necessitam”.

O termo de posse foi lido pela secretária do Conselho de Administração, Edith de Souza.

Vianna destacou a importância da gestão de pessoas, área que está diretamente relacionada à DA.

Em seus 35 anos na Itaipu, João Pereira dos Santos atuou em atividades administrativas na área de RH (1984 a 2004), foi gerente da Divisão de Planejamento e Atividades Especiais na Superintendência de Segurança Empresarial (2006 e 2007), gerente do Departamento de Serviços Gerais (2007 a 2009) e assistente do Diretor Administrativo (2009 a 2015). 

Ao se dirigir aos presentes, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, destacou a importância da gestão de pessoas para o sucesso da empresa. “Diretoria e empregados têm que ter o mesmo entendimento sobre a missão, a visão e as diretrizes da empresa. É importante ter esse alinhamento até o chão de fábrica. Então, fico feliz que a gestão de pessoas tenha sido citada”, afirmou o DGB. “Se a gente trabalhar junto, vamos ter uma chance de sucesso muito grande”.

Livro de posse está completo

João Pereira assinou a última página do livro de posse da Itaipu. O livro, que contém os registros de posse desde a primeira diretoria da empresa, em 1974, agora passa a fazer parte do acervo histórico da binacional. Segundo a Secretaria do Conselho de Administração, está sendo avaliado se o documento ficará no Ecomuseu ou em outro espaço da empresa.


João Pereira após a posse: o aposentado com três décadas e meia de experiência na Itaipu volta à empresa no primeiro escalão.

Veja mais fotos da posse:

O JIE Publicou

Temer nomeia empregado aposentado como novo diretor administrativo

Após 34 anos, chegou a hora de ir para casa. E João vai com o dever cumprido

Festa celebra aposentadoria de João Pereira

Versão para impressão