No Show Rural, CIBiogás e Itaipu apresentam protótipo de veículo movido a biometano

No Show Rural, CIBiogás e Itaipu apresentam protótipo de veículo movido a biometano

18h03 - 06/02/2018



Paulo Afonso Schmidt, Newton Kaminski e Rodrigo Régis diante do CH4PA, no estande da Itaipu no Show Rural, nesta terça-feira (6).

O protótipo CH4PA, veículo utilitário movido a biometano, foi oficialmente lançado nesta terça-feira (6), durante o 30° Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), pela Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás).

Resultado de uma parceria internacional voltada à inovação e ao desenvolvimento sustentável no agronegócio, o CH4PA surgiu após pesquisas indicarem a necessidade de um veículo com a capacidade de transporte dos tratores, mesclada com a mobilidade das caminhonetes. O objetivo é facilitar o transporte de cargas e reduzir custos, principalmente para os agricultores familiares.

O utilitário foi desenvolvido em parceria pelo CIBiogás com a empresa austríaca Spirit Design, recursos da Agência de Desenvolvimento Austríaca (ADA) e o apoio da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

A expectativa é que no final de 2019 tenha início o processo de industrialização do CH4PA. “É um protótipo que ainda está em fase de pesquisa, mas a expectativa é que ele possa gerar novos negócios na região”, explicou o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Paulo Afonso Schmidt.

O grande diferencial do veículo é o abastecimento com biometano, oriundo do refino do biogás, que pode ser produzido a partir da decomposição anaeróbica de dejetos de animais ou outros resíduos orgânicos. O uso do biocombustível ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa.


O protótipo foi um dos principais atrativos do espaço compartilhado por Itaipu e CIBiogás.

O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, destacou a importância de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio na região Oeste do Paraná, que deve triplicar a produção de  proteína animal nos próximos dez anos. “Queremos trazer essa tecnologia e testá-la em campo e depois oferecer para a comunidade, melhorando a qualidade e a disponibilidade de água no reservatório, transformando a região na melhor produtora do agronegócio do Brasil.”

Para o diretor presidente do CIBiogás, Rodrigo Régis, o desenvolvimento de veículos movidos a biometano é um passo importante. “O CH4PA está aqui no Show Rural para apresentarmos a agricultura do futuro. Sem dúvida nenhuma, no futuro veremos o agronegócio usando como matéria prima para o desenvolvimento os biocombustíveis”, acrescentou.

O pioneirismo da Itaipu nas ações para desenvolver as energias renováveis no Oeste do Paraná, que resultaram na criação do CIBiogás, foi lembrado por Schmidt. “O CH4PA é mais um componente que envolve o grande projeto de Itaipu na viabilização do biogás como alternativa energética para a região” acrescentou.


A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, visitou o estande da Itaipu e conheceu o protótipo.

Mobilidade e capacidade

O novo veículo recebe esse nome ao fazer referência à fórmula química do metano: o CH4, principal componente do biogás. O protótipo criado para aplicações no meio rural pode executar ações como o transporte cargas e a utilização de implementos agrícolas. O CH4PA consegue carregar até uma tonelada, com uma autonomia de 200 quilômetros e uma velocidade máxima de 60 km/h. Os próximos passos do projeto são a construção do segundo protótipo com tecnologia nacional ou tropicalizada e a produção em escala no Brasil.

O JIE publicou

Do salto 15 à bota de borracha: produtora de leite conta história de superação

IBTV mostra atrativos de Itaipu no estande do Show Rural

No estande de Itaipu no Show Rural, CIBiogás lança novos cursos sobre energias renováveis

Ozires Silva elogia iniciativas do Programa Oeste em Desenvolvimento em prol da educação

Estande da Itaipu no Show Rural retrata a atuação ampliada da empresa no Oeste do Paraná

Itaipu tem ampla agenda na 30ª edição do Show Rural Coopavel

Oeste em Desenvolvimento destinará R$ 500 mil para projetos de inovação

Ex-ministro de Infraestrutura Ozires Silva fará palestra no Show Rural

Show Rural será vitrine para Itaipu mostrar atuação ampliada

Versão para impressão