Campanha #CarnavalElesPorElas aborda diferença entre assédio e paquera

Campanha #CarnavalElesPorElas aborda diferença entre assédio e paquera

11h17 - 06/02/2018


Material da campanha reforça atitudes contra o machismo no Carnaval. Não é não!

Em tempos de Carnaval, as denúncias de assédio sexual aumentam significantemente no Brasil. Muitos desses casos de assédio são consequência de uma cultura em que os homens não escutam as mulheres. Foi com o objetivo de jogar luz sobre esse problema que a ONU Mulheres, com o suporte do Comitê Nacional Impulsor ElesPorElas HeForShe, criou a campanha “Respeita as mina. É simples.” 

O slogan foi inspirado na campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, que apoia a ação, e está sendo viabilizada com a criação da agência de publicidade Heads Propaganda; com o patrocínio da Atento, da Avon e da Itaipu Binacional; e com o apoio do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Brasília Cidadã e do Metrô-DF.

A campanha #CarnavalElesPorElas foi criada como parte do movimento global de solidariedade pela igualdade de gênero ElesPorElas HeForShe para falar diretamente com os homens e mostrar que a responsabilidade do assédio nunca é da vítima, mas sim do assediador.

Veja o vídeo da campanha:

A ONU Mulheres espera, dessa forma, provocar uma reflexão dos homens sobre suas atitudes e comportamentos durante as festividades, para que a cultura do assédio não seja reproduzida, normalizada ou tolerada. “O Carnaval é um momento de diversão para todas e todos, mas infelizmente a realidade é que os espaços ainda não são seguros para que as mulheres possam se divertir sem medo de violência. Para tanto, é preciso que os homens abandonem comportamentos nocivos que perpetuam a violência e isso requer que eles respeitem as mulheres”, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.

“A Itaipu, que faz parte do Comitê Nacional Impulsor ElesporElas HeforShe, também está engajada na divulgação da campanha na região de Foz do Iguaçu, que deverá receber muitos turistas para o Carnaval. Além disso, os ônibus que fazem o transporte dos empregados também receberão adesivagem alusiva à campanha, reforçando a divulgação”, afirma a gestora do programa de Equidade de Gênero da Itaipu, Lilian Paparella.


Iniciativa tem como o slogan "Respeita as Mina. É simples".

Com frases simples, a campanha mostra que os homens não podem julgar o comportamento das mulheres e nem tomar atitudes que contrariam a vontade delas. As frases da campanha evidenciam que a mensagem é óbvia e que não cabem outras interpretações pelos homens:

“Se a mulher disse não para você, significa que ela disse não para você”;

“Se a mulher veste roupas curtas, significa que ela está querendo vestir roupas curtas”;

“Quando a mulher falar que vai pedir o taxi para ir embora, significa que ela vai pedir o taxi para ir embora”;

“Quando a mulher falar que quer curtir a festa com as amigas, significa que ela quer curtir a festa com as amigas.”;

“Quando a mulher diz que não quer beijar você, significa que ela não quer beijar você”;

“Quando a mulher está rebolando até o chão, significa que ela está querendo rebolar até o chão.”

O objetivo dessas mensagens é provar que assédio não é paquera, e que a diferença entre as duas abordagens é o respeito. Se a resposta da mulher não foi respeitada ou se ela não concedeu a aproximação, a abordagem é assédio sexual.

Este já é o terceiro ano que a ONU Mulheres promove uma campanha no período do Carnaval visando a conscientizar foliões e foliãs sobre a necessidade de combater a violência sexual. Isso porque as denúncias de violência contra as mulheres aumentam expressivamente durante o período: Em 2017, esse aumento chegou a 90%. A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – registrou 2.132 atendimentos nos quatro dias de Carnaval. 

Divulgação da campanha

Os pôsteres e vídeos de animação serão veiculados em mídias digitais em todo o Brasil e em mídias outdoor em diversas cidades ao longo do mês de fevereiro. Com o objetivo de atingir um público diverso, foram firmadas parcerias com o Metrô-DF, a Eletromídia, o Elemídia, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Globo.com, e com a JCDecaux. Essas parcerias permitirão a exibição dos materiais em espaços publicitários de transportes públicos e em mobiliários urbanos. A campanha também poderá ser vista nos ônibus da Itaipu, em Foz do Iguaçu. 

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) preparou uma programação especial para o #CarnavalElesPorElas entre os dias 10 e 13 de fevereiro com atrações musicais carnavalescas e oficinas. A programação pode ser conferida pelo site www.mam.org.br Todos os materiais da campanha estão disponíveis para download no site da ONU Mulheres e nas redes sociais.

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