Turismo de Itaipu recebe mais de 126 mil visitantes e bate novo recorde para janeiro

Turismo de Itaipu recebe mais de 126 mil visitantes e bate novo recorde para janeiro

14h46 - 05/02/2018

Mirante do Vertedouro, um dos pontos de parada da Visita Panorâmica. Mês de janeiro foi histórico para o turismo.

As ações de divulgação do Destino Iguaçu, como o lançamento do Passaporte Três Maravilhas, ajudaram a impulsionar os números do turismo de Itaipu no primeiro mês do ano. A usina registrou o melhor janeiro de sua história, com 126.371 visitantes, considerando as visitas turísticas e institucionais das duas margens da empresa – brasileira e paraguaia. Na comparação com o mesmo período do ano passado, que detinha o recorde anterior, o salto foi de 9,1%.

Somente no lado brasileiro, o desempenho foi ainda mais expressivo. O Complexo Turístico Itaipu (CTI Brasil), responsável pela gestão do setor, registrou 85,5 mil visitantes no último mês, aumento de 11,2% em relação a janeiro de 2017.

Entre os atrativos da margem brasileira, o maior destaque foi o Ecomuseu, que teve um aumento de visitação 116,2%. O passeio mais procurado pelos turistas, a Visita Panorâmica, também fechou o mês com saldo positivo. O atrativo recebeu 58,4 mil visitas, ante 47,9 mil de janeiro do ano passado – aumento de 21,8%.

A abertura das calhas do vertedouro foi uma atração a mais para os turistas que visitaram Itaipu no mês de janeiro.

O gestor de turismo da margem brasileira de Itaipu, Alexandre dos Santos Pacheco, lembrou que o movimento de turistas em janeiro é tradicionalmente maior devido às férias escolares. Porém, as ações de divulgação do destino e investimentos na infraestrutura contribuíram para elevar a participação.

A principal ação, o Passaporte Três Maravilhas, lançado em outubro, permite ao turista comprar de uma só vez e com desconto a entrada para três atrativos de Foz do Iguaçu: as Cataratas do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras e a Itaipu Binacional.

“O passaporte é uma iniciativa inédita na região, alinhada com o que ocorre de melhor no setor em todo o mundo, e ajuda a fortalecer a integração dos atrativos turísticos. Isso faz com que o visitante fique mais tempo na cidade e beneficia toda a cadeia do turismo na região”, disse.

Alexandre Pacheco antecipou que outras novidades serão lançadas em breve e a expectativa é de novos recordes quebrados neste ano. “Estamos nos preparando operacionalmente e em oferta turística para um 2018 espetacular”, afirmou.

Movimento de turistas no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da margem brasileira de Itaipu.

Morador da região não paga

Os moradores da região trinacional e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam ingresso em cinco atrativos da usina: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Ecomuseu. No Circuito Especial e no Porto Kattamaram, além do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o desconto é de 50%.

Para ter o benefício, o morador deve apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.

Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo site www.turismoitaipu.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7000.

Versão para impressão