Unila divulga aprovados em seleção para haitianos

Unila divulga aprovados em seleção para haitianos

08h27 - 02/02/2018

Fonte: Unila

A Unila publicou nesta quinta-feira (1º de fevereiro) o resultado preliminar da seleção de haitianos residentes no Brasil – ou portadores de visto humanitário – para preenchimento de vagas remanescentes do Processo Seletivo Internacional. Foram aprovados 33 de um total de 96 candidatos inscritos.

O resultado final será publicado no dia 7 de fevereiro, após análise de eventuais recursos. Os aprovados deverão confirmar o interesse nas vagas entre 7 e 15 de fevereiro. A matrícula presencial será realizada em março, de acordo com cronograma anexo ao edital PROINT 052/2017.

Assistência Estudantil

Serão ofertadas 20 vagas de auxílios estudantis, nas seguintes modalidades: auxílio-alimentação, na modalidade Subsídio Financeiro + auxílio-transporte (10 vagas); e auxílio-alimentação, na modalidade Subsídio Financeiro (10 vagas). Os auxílios serão concedidos aos primeiros colocados de cada curso e, havendo disponibilidade, os auxílios serão ofertados, conforme ordem de classificação, para os demais candidatos da classificação geral.

Direito à educação

A Unila já realizou processo seletivo específico para haitianos refugiados no Brasil. Atualmente, 57 estudantes haitianos estão matriculados na Universidade.

A Universidade, apoiada por decisão do Conselho Universitário (CONSUN), em 2014, leva em consideração, entre outras questões, a situação dos haitianos refugiados no Brasil após o terremoto que destruiu o país, em 2010, e a concessão de visto humanitário pelo governo brasileiro. Leva em consideração, ainda, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, reconhece a educação como um direito humano básico. Além disso, a Lei de Migração (Lei nº 13.445/2017) assegura o direito à educação pública, sendo vedada a discriminação em razão da nacionalidade e da condição migratória.

Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com a Seção de Apoio ao Estrangeiro, pelo e-mail sae.proint@unila.edu.br.

Versão para impressão