Céus trazem três fenômenos da Lua nesta quarta

Céus trazem três fenômenos da Lua nesta quarta

08h28 - 31/01/2018

A Lua será a grande “estrela” desta quarta-feira, 31. Três fenômenos astronômicos envolvendo o astro acontecem nesta data: a SuperLua, a Lua Azul e o Eclipse Lunar Total. Infelizmente, esses fenômenos não serão vistos na América do Sul, onde o Brasil está localizado. O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Polo Astronômico, explica a diferença entre cada um desses fenômenos. 
 
Eclipse Lunar Total: ocorre quando a Terra passa exatamente entre o Sol e a Lua. Com isso, a Lua cheia (iluminada pelo Sol) começa a entrar na sombra projetada pela Terra. O resultado é uma Lua escurecida por estar "escondida" no cone de sombra do nosso planeta, e pelo fato da luz do Sol ser "filtrada" pela atmosfera terrestre, a sombra projetada na Lua tem uma tonalidade avermelhada. O fenômeno é conhecido como “lua de sangue”.
 
Lua Azul: é o nome dado a segunda Lua cheia que acontece em um mesmo mês, pois os ciclos lunares são de 29 dias e meio. Para ocorrer duas Lua cheias no mesmo mês, a primeira Lua cheia deve obrigatoriamente acontecer logo no primeiro dia do mês e o mês deve ter 31 dias.
 
Super Lua: ocorre quando a Lua em sua fase cheia (totalmente iluminada pelo Sol) encontra-se no ponto mais próximo à Terra em sua órbita. Esse posicionamento é chamado de Perigeu.
 
Fonte: PTI

Versão para impressão