Técnicas do PTI entregam equipamentos em Santa Helena

Técnicas do PTI entregam equipamentos em Santa Helena

09h32 - 24/01/2018

Técnicas do Parque Tecnológico Itaipu acompanharam, na semana passada, a entrega dos novos equipamentos de reciclagem do barracão de triagem da Associação dos Agentes Ambientais de Santa Helena. O PTI tem apoiado as ações ambientais do município lindeiro e trabalhado na construção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população. Uma delas, é a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, projeto entre o PTI e a Prefeitura de Santa Helena.
 
Os novos equipamentos de reciclagem foram obtidos por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Instituto das Águas do Paraná, apoiado pela Itaipu Binacional.
 
A Associação dos Agentes Ambientais de Santa Helena recebeu os equipamentos que auxiliarão na triagem e reciclagem dos resíduos sólidos oriundos da coleta seletiva do município. Os materiais e equipamentos vão desde sacos chamados de big-bag que auxiliam no acondicionamento de grandes volumes de materiais triados e suportes móveis até esteira de triagem, esteira vertical, prensa compactadora hidráulica vertical, balança eletrônica e um caminhão para a coleta seletiva.
 
A expectativa é que a Associação consiga, a partir de agora, receber e triar mais material e assim aumentar sua receita e dos associados. A Prefeitura de Santa Helena tem se destacado na região Oeste pela gestão e manejo dos resíduos sólidos há mais de dez anos. O Município ganhou representatividade depois de se tornar o primeiro de toda região a contratar os agentes ambientais e remunerá-los pelo serviço ambiental prestado, seguindo assim os preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 
O PTI apoia a Prefeitura de Santa Helena, a partir de uma parceria da Itaipu Binacional e do BNDES, na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico onde ações de mobilização social, educação ambiental voltadas a coleta seletiva e melhorias nos serviços de gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos e da reciclagem são planejadas conforme diagnóstico e prognóstico específicos ao município.

Fonte: PTI

Versão para impressão