Veranistas vão encontrar serviços e orientação nas prainhas

Veranistas vão encontrar serviços e orientação nas prainhas

08h20 - 05/01/2018

Os veranistas que foram até a prainha do Lago de Itaipu, em Santa Helena, a partir do próximo sábado (6), poderão aproveitar o projeto Praia Acessível, que possibilita que pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção se banhem. O balneário também será a primeira parada nesta temporada de verão do Ônibus Lilás, unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres.

As duas atividades promovidas pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social integram o Verão Paraná 2017/2018 e seguem até o Carnaval. O Praia Acessível, desenvolvido em parceria com a Sanepar e a Copel, consiste em cadeira anfíbia e equipe treinada para levar até a água, com conforto e segurança, quem tem dificuldade para andar. Além de Santa Helena, o serviço está disponível em oito balneários do Litoral, diariamente das 9h às 19h.

As cadeiras têm rodas especiais e capacidade para até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável, o que permite ao usuário entrar no mar a uma profundidade segura. Equipes monitoram a atividade de lazer, garantindo a segurança de quem usa a cadeira e tranquilidade ao acompanhante.

Mulheres
O Ônibus Lilás, concebido para levar orientação jurídica e assistencial para mulheres que moram distantes de centros urbanos, vai atuar no Verão Paraná com visitas itinerantes aos balneários. A primeira será em Santa Helena e a partir da semana que vem nas praias do Litoral.

Além disso, será divulgada a campanha “Você pode mais”, que trata de agressões invisíveis e aborda direitos, autoestima e liberdade das mulheres, mostrando que pequenos gestos ou palavras podem caracterizar violência. Os vídeos estão disponíveis no site www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br.

Serviço
ÔNIBUS LILÁS
Santa Helena - 06 e 07 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro
Marinhos - 13 e 14 de janeiro e 10 e 11 de fevereiro
Guaratuba - 20 e 21 de janeiro e 17 e 18 de fevereiro
Pontal do Sul - 27 e 28 de janeiro
PRAIA ACESSÍVEL
Região Oeste
Santa Helena: prainha do Lago de Itaipu
Litoral
Matinhos: Praia Mansa e Praia Central, em frente à Sorveteria D’Vicz e em frente ao edifício Pipeline
Pontal do Paraná: Pontal do Sul (próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR); Ipanema (Praia Central) e Praia de Leste (Mirassol)
Guaratuba: Praia das Pedras, Praia Central e Caieiras

Fonte: Massa News

Versão para impressão