Modelo de ouvidoria binacional de Itaipu é apresentado em congresso brasileiro

Modelo de ouvidoria binacional de Itaipu é apresentado em congresso brasileiro

15h22 - 04/12/2017

Abertura do congresso teve a participarção do ministro Augusto Nardes, do TCU, e do DGB Luiz Fernando Vianna.

A Itaipu Binacional foi um dos destaques da programação do 20º Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombusdman, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), que ocorreu de 20 a 22 de novembro em Foz do Iguaçu.

O congresso teve como tema “A ouvidoria avaliada pelo cidadão” e foi aberto pelo ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), com a presença do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna. Nardes apresentou a conferência magna “A governança pública e a participação cidadã”.

No dia 21, a ouvidora-geral brasileira de Itaipu, Érica Marta Gavetti Meirelles (OU.BR), e o defensor-geral paraguaio, Francisco Javier Coronel Castillo (DP.PY), fizeram uma apresentação conjunta sobre o tema “Ouvidoria/Defensoria de Itaipu - modelo sui generis de ouvidoria pela binacionalidade” (foto ao lado). A apresentação foi feita em uma das oficinas temáticas do congresso.

Outro destaque da programação, também no dia 21, foi um painel sobre a “Lei Federal de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos”, apresentado pelo Ouvidor-geral da União, Geraldo Waller Junior.

Além de Érica Meirelles e Francisco Castilho, participaram do evento, por Itaipu, o ouvidor-geral brasileiro substituto, João Emílio de Mendonça, e Luciane Ries Figueiredo, da equipe da Ouvidoria da margem esquerda.

Versão para impressão