Relação entre setor elétrico e meio ambiente é tema de obra de referência inédita

Relação entre setor elétrico e meio ambiente é tema de obra de referência inédita

17h16 - 01/12/2017

Trabalho foi coordenado por Adriana Coli e Pedro Dias. 

Artigos de mais de 50 especialistas em áreas relacionadas à produção de energia e a questões ambientais estão reunidos na obra “O setor elétrico e o meio ambiente” (Editora Synergia, 750 pág., R$ 160), lançada nesta quinta-feira (30), na hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Sob coordenação de Adriana Coli e Pedro Dias, o livro é uma compilação inédita na área, com 39 artigos que são uma referência para ajudar a compreender o mosaico da delicada relação entre os dois temas. 

Diversos autores de artigos prestigiaram o lançamento.

O lançamento aconteceu durante o seminário “O futuro da relação: meio ambiente e setor elétrico”, promovido pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), entidade que é também responsável pelo livro. O evento aconteceu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro na usina de Itaipu e reuniu mais de 250 pessoas.

Segundo Adriana Coli, advogada especialista em Direito Ambiental e mestre em Engenharia da Energia, o livro é um projeto antigo dentro do FMASE. “Estou no Fórum desde 2007 e sempre discutimos a necessidade de organizar todo o material que é produzido relacionando meio ambiente e o setor elétrico. Esse livro é a realização desse projeto, e com ele pretendemos também apresentar esse conhecimento para um público mais amplo, além do meio acadêmico e científico”, pontuou. 

Autores agradeceram o apoio do FMASE, da Copel e da editora Synergia. 

“Não seria possível completarmos esse projeto sem a ajuda dos autores, que são a grande estrela desse compilado”, enfatizou Pedro Dias, engenheiro florestal especialista em Análise Ambiental e mestre em Agronomia. Os dois coordenadores autografaram exemplares da obra em um coquetel realizado no Mirante Central da Itaipu, com participação de mais de 200 pessoas. 

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, o livro vem ao encontro dos assuntos tratados durante o Fórum e certamente se tornará uma referência no setor. “Esse livro compila tudo que estamos debatendo e mostra os esforços de diversas esferas para que se consiga alcançar uma harmonia entre os atores do setor elétrico e o meio ambiente”, avaliou. 

Enio Fonseca, presidente do FMASE, cumprimenta os autores. 

Enio Fonseca, presidente do FMASE, considera que a obra traz informações preciosas. “São informações que certamente ajudaram a compreender as muitas interfaces da relação entre meio ambiente e energia, e que ajudarão a melhorar ainda mais a performance do setor elétrico.”

Temas

Os 39 artigos do livro estão compilados em nove partes: Licenciamento Ambiental do Setor Elétrico; Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal no Contexto dos Empreendimentos do Setor Elétrico; Questões Fundiárias; Recursos Hídricos; Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais; Manejo de Fauna e Flora; Arqueologia; Avaliações Ambientais; e Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade do Setor Elétrico. 

Questões relacionadas aos projetos da Itaipu, desde sua concepção às ações da atualidade, são abordadas especificamente em oito artigos. São autores de artigos os empregados Anderson Braga Mendes (MARR.CD), Carla Canzi (MAR.CD), Caroline Henn (MARR.CD), Emerson Shigueyuki Suemitsu (MARP.CD), Haroldo Virgílio (ODRA.CD), Marcos José de Oliveira (MARP.CD), Marlene Osowski Curtis (MAPA.CD), Michelle Pires Cubilla Perez (MARP.CD), Raffaella Imbroinise Azeredo Pego de Ávila (ODRA.CD), Robinson Matte (ODRE.CD), Rosana Pinto de Almeida (MARP.CD), Sergio Dias Alicino (ODRE.CD), Silvana Vitorassi (MAP.CD), Tamiris Amancio (MAPE.CD), Waldir Noronha (ODRE.CD), Wanderlei de Moraes (MARP.CD) e Zalmir Silvino Cubas (MARP.CD). 

Serviço

O Setor Elétrico e o Meio Ambiente
Adriana Coli e Pedro Dias (Coordenadores)
Editora Sinergia
750 páginas
R$ 160,00
À venda em livrarias, sites e na loja da editora: www.livrariasynergia.com.br

Versão para impressão