Itaipu e sindicatos assinam Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2019

Itaipu e sindicatos assinam Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2019

10h16 - 17/11/2017


Representantes de Itaipu e dos sindicatos durante encontro nessa quinta-feira, em Curitiba: diálogo aberto entre as instituições.

A Itaipu e os sindicatos assinaram, nessa quinta-feira (16), o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que estabelece a política de salários e benefícios para os empregados nos próximos dois anos na empresa.

O ACT foi assinado no Escritório da Itaipu, em Curitiba, pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, pelo diretor administrativo da Itaipu, Marcos Antonio Baumgartner, e pelos presidentes dos sindicatos Sinefi, Sindenel, Senge e Sinaep. O diretor jurídico, Cezar Eduardo Ziliotto, também esteve presente na cerimônia de assinatura do ACT. “O diálogo é a base do entendimento. E o ACT é o fruto do entendimento entre a empresa e os sindicatos”, destacou o diretor-geral brasileiro.


Assinatura ocorreu no Parigot de Souza e referendou acordo construído pelas empresas e sindicatos.

Para Marcos Baumgärtner, a proposta negociada entre Itaipu e sindicatos foi positiva. “A construção do consenso foi fundamental para garantir um acordo justo para os empregados que ficasse dentro dos limites econômicos da empresa”, afirmou.

O chefe do Comitê de Relações Trabalhistas, Adriano Bardou, observou que com a passagem da vigência do ACT de 12 para 24 meses será possível debater com mais profundidade temas de interesse dos empregados e da Itaipu. Como exemplo, ele citou “a sustentabilidade do plano de saúde, as condições de trabalho do empregado PCD (Pessoa com Deficiência) e os possíveis reflexos da nova lei trabalhista na Itaipu”.

ACT na palma da mão


O diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, já testou a navegação pelo ACT no Itaipu Mobile.

O ACT tem 90 cláusulas que estabelecem as regras das relações trabalhistas na Itaipu sobre os direitos e deveres que a empresa e os empregados devem observar. Os temas vão desde o reajuste salarial, assistência médica hospitalar até condições de trabalho.

Para facilitar o acesso dos empregados, a partir de agora o ACT também pode ser consultado no aplicativo Itaipu Mobile. Com a plataforma, o acordo, além de estar na intranet, fica disponível no celular.

Na avaliação de Rossana Maria Mendes da Silva (RT.AD), responsável pela articulação junto a área de Informática da Itaipu, o uso do aplicativo vai ajudar na disseminação do conhecimento sobre as relações de trabalho. “É só clicar e você terá o ACT na palma da mão”, comemorou.

Veja abaixo como acessar o Acordo Coletivo de Trabalho no seu celular:

Versão para impressão