Enem volta a citar Itaipu em questão

Enem volta a citar Itaipu em questão

10h22 - 07/11/2017


Questão que citou Itaipu na prova do último Enem. Fonte: reprodução. Foto da capa: Valter Campanato/Agência Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cita Itaipu e reforça a importância da usina para o sistema elétrico brasileiro. Na prova do último domingo (5), a hidrelétrica foi mencionada na questão 49, em um ranking da eficiência das usinas. Itaipu, a maior geradora de energia do País e do mundo, aparece entre as dez hidrelétricas da questão.

Os candidatos e candidatas deveriam comparar a potência instalada e as áreas alagadas para apontar, a partir desta análise, uma característica territorial positiva da usina de Belo Monte. A potência instalada do empreendimento chegará a 11,2 mil MW, com "reduzido espaço relativo inundado" (0,5 mil Km²) se comparada as outras hidrelétricas. As três maiores áreas alagadas do Brasil são as de Sobradinho (4,1 mil Km²), Tucuruí (3,5 mil Km²) e Serra de Mesa (1,8 mil Km²).

No total, 4,6 milhões de pessoas fizeram a prova de domingo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do teste.

Em 2016, Itaipu foi tema de uma questão de Física que pretendia levar os candidatos e candidatas a calcular a potência não aproveitada em cada unidade geradora, em MW.

Versão para impressão