Itaipu é homenageada pela bem-sucedida parceria com a Polícia Ambiental

Itaipu é homenageada pela bem-sucedida parceria com a Polícia Ambiental

11h03 - 06/04/2016


O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Maurício Tortato, entrega a homenagem, representada por uma medalha, a Rogel Abib Zattar.

O coronel da reserva e superintendente de Segurança Empresarial (SE.AD), Rogel Abib Zattar, representou a Itaipu e recebeu a Medalha do Mérito Ambiental, durante a solenidade de comemoração dos 59 anos do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, segunda-feira (4), na sede da unidade, em Curitiba.

Foi um reconhecimento pela gestão do Convênio de Cooperação Técnica firmado pela Itaipu com a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) e Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde.

O propósito do acordo é possibilitar ao Batalhão de Polícia Ambiental a efetiva execução do policiamento ostensivo preventivo e repressivo, durante 24 horas por dia, para a fiscalização do cumprimento dos dispositivos legais e a preservação da flora, fauna e demais valores naturais nas áreas de Itaipu.

Segundo Zattar, essa parceria é muito importante, pois resulta, por exemplo, na fiscalização de todo o reservatório, da usina a Guaíra, área com rica fauna e flora e mais de 1.600 quilômetros de mata ciliar. “Essa é uma homenagem à Itaipu, que acaba sendo reconhecida como uma excelente parceira das forças de segurança ambiental, em função da bem-sucedida gestão do convênio nos últimos dez anos”, ressaltou o superintendente.


Entre as atribuições resultantes do convênio entre Itaipu, Sesp e PMPR está, por exemplo, a proteção da mata ciliar do reservatório.

Segundo o comandante da Força Verde, tenente-coronel César Lestechen Medeiros, sozinhos, nem a sociedade nem a Polícia Ambiental conseguirão alcançar o objetivo de conservar com qualidade os recursos naturais (água, ar e terra), com capacidade de atender às exigências sociais. “Estamos em tempos em que o conceito de desenvolvimento sustentável, aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, precisa ser exaustivamente repetido.”

A natureza também pertence aos que ainda estão por vir

Os 59 anos da Força Verde foram marcados por lutas e conquistas na defesa e proteção do meio ambiente paranaense. O lema do Batalhão Ambiental é "a natureza também pertence aos que ainda estão por vir".

Durante a solenidade foi destacado o papel da sociedade, de conhecer e respeitar as leis e denunciar quem as desrespeita, além da função do Batalhão Ambiental, de educar sobre as boas práticas ambientais e fiscalizar toda e qualquer ação ou omissão que possa resultar em dano ambiental.

No Batalhão Ambiental já passaram muitos homens e mulheres que trabalharam em prol da proteção ambiental, fazendo patrulhas terrestres, aquáticas e aéreas. São inúmeras realizações, entre as quais destaca-se a apreensão de 3.283 armas de fogo nos últimos dez anos.

Versão para impressão