Um mix de boas coisas

Um mix de boas coisas

14h30 - 10/10/2007

Chef de cozinha
E já que o fim-de-semana está chegando, uma pausa para as boas coisas da vida. O colega do Schumódromo Luis Fernando Moreira sugere hoje uma dica de um prato que a maioria dos brasileiros adora, a feijoada, que sugestivamente foi batizada por ele de "Feijoada do Bolinha”. 

    
Resultado da fusão de costumes alimentares europeus e a criatividade do escravo africano, a feijoada é o simbolo da culinária nacional.
    


    

A Feijoada do Bolinha recebeu esse nome por um motivo bem simples. Moreira costuma preparar esse prato para  os amigos. E como o calor de Foz não é brincadeira, sugere como acompanhamento do prato, o ar-condicionado a uma temperatura de 16º graus centígrados. Quer arriscar? Então anote os ingredientes.


Feijoada do Bolinha
Feijoada Tradicional - para 6 pessoas.
Ingredientes:
200 gramas de carne seca bovina
200 gramas de costela de porco salgada, ou defumada
200 gramas de pé de porco salgado
100 gramas de rabo de porco salgado
100 gramas de orelha de porco salgada
150 gramas de lombo de porco defumado ou salgado
100 gramas de paio
100 gramas de lingüiça portuguesa
100 gramas de língua de boi defumada
50 gramas de bacon
900 gramas de feijão preto
200 gramas de cebola picada (para o tempero do feijão)
100 gramas de alho picado (para o tempero do feijão)
6 folhas de louro (para o tempero do feijão)
2 laranjas com casca (bem lavadas)

Modo de preparo
Limpar bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pêlos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período.

Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura. Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a lingüiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.

Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em duas xícaras de óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes. Após duas horas comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.

Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão. Cozinhe por mais 10 a 15 minutos em fogo brando.

Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite e alho, e uma bela farofa de mandioca.

 

 Palestra imperdível     


     
Você ainda não escreveu para participar da promoção que vale um ingresso para assistir à palestra “Descobrindo o Segredo de quem somos”,  com Mohamad  Bazzi? Escreva hoje. Ainda dá tempo. Até agora a promoção recebeu cerca de 80 e-mails. Todos com a resposta correta.  
    

Na palestra, programada para o dia 16, o neurocientista e estudioso em medicina do comportamento do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fará uma abordagem esclarecedora sobre um dos livros e documentários mais comentados dos últimos tempos.

O convite custa R$ 70 e o pagamento pode ser parcelado em até três vezes. 

Mas nós garantimos 5 ingressos na faixa para a palestra. Para concorrer, basta escrever para
imprensa@itaipu.gov.br e responder: qual é o nome do livro e documentário mais comentado dos últimos meses.  O sorteio será realizado na segunda-feira.  Boa sorte!

    

 
Dicas de diversão

Hoje à noite tem festa oficial de encerramento do 2º Congresso da Academia Trinacional de Ciências (Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciências da Computação – Unioeste/Foz) . A atração será a dupla Cristian & Cristiano.
   


Festa com gostinho de solidariedade

A Relax Sound System preparou uma festa bem bacana para esta sexta-feira, no Kaua-i Club, à beira da piscina do Hotel Salvati, no centro de Foz. Na programação: boa música, brincadeiras, gente bonita e solidariedade. Além de animar adultos e crianças, a festa vai arrecadar alimentos e brinquedos, que serão doados ao Lar de Apoio às Crianças e Adolescentes de Foz do Iguaçu (Laca).
A festa começa às 14h. Durante todo o dia, as bandas Pro.Jet.In, Del  Funky e Raizen vão se revezar para levar ao público músicas que vão desde o rock n´roll experimental até o reggae raiz. A entrada custa R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível.
        


     
Festa no Gramadão
E a 97.7 FM preparou uma superfesta para comemorar o Dia das Crianças. É nesta sexta-feira das 16 às 21h. Se chover, a festa será transferida para domingo no mesmo horário. Haverá sorteio de brindes e muita diversão.

 
     
Livro
O livro “Neve” de Orhan Pamuk é a dica da colega Rosana Marcela Schimdt, do Almoxarifado. A história, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura desse ano, narra a história da vida do poeta Ka, que retorna a Istambul da remota cidade chamada Kars. Durante sua estadia, ele se vê no meio de um golpe militar e sofre com o choque cultural. Segundo Rosana, o livro é ótimo para quem se interessa por culturas diferentes, e gosta de ter uma visão além dos costumes ocidentais.

Versão para impressão